Dinâmica Adolescentes: Conhecendo Paulo

Lição 02: A Grande mudança: De perseguidor a perseguidor

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

– Apresentem o título da lição: A Grande mudança: De perseguidor a perseguidor, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

– Para iniciar o estudo da lição, utilizem a dinâmica Conhecendo Paulo”.

– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Conhecendo Paulo

Objetivo: introduzir o estudo sobre as características do apóstolo Paulo.

Material:

Papel ofício

Palavras digitadas(ver no procedimento)

01 rolo de fita adesiva

Procedimento:

– Antes da aula:

Coloquem debaixo de cada cadeira, uma tira de papel ofício com as seguintes características do apóstolo Paulo:

Apóstolo

Teólogo

Missionário

Escreveu 13 livros do Novo Testamento

Fundou várias igrejas

Poliglota

Fazia tendas

Judeu

Cidadão romano

Perseguidor antes da conversão

Fariseu

Passou a ser perseguido após a conversão

Durante a aula:

– Falem: Vamos estudar sobre um personagem muito importante para a história da igreja.

– Falem: Nós conhecemos uma pessoa por suas características. As características desse personagem estão fixadas debaixo de cada cadeira. Que tal retirá-las e descobri-las?

– Aguardem e peçam para que cada aluno leia a característica; ao final perguntem: Quem sou eu?

Espera-se que os alunos falem que o personagem é o apóstolo Paulo.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

Faça um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?