Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
– Apresentem o título da lição: A Grande mudança: De perseguidor a perseguidor, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
– Para iniciar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Conhecendo Paulo”.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Conhecendo Paulo
Objetivo: introduzir o estudo sobre as características do apóstolo Paulo.
Material:
Papel ofício
Palavras digitadas(ver no procedimento)
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
– Antes da aula:
Coloquem debaixo de cada cadeira, uma tira de papel ofício com as seguintes características do apóstolo Paulo:
Apóstolo
Teólogo
Missionário
Escreveu 13 livros do Novo Testamento
Fundou várias igrejas
Poliglota
Fazia tendas
Judeu
Cidadão romano
Perseguidor antes da conversão
Fariseu
Passou a ser perseguido após a conversão
Durante a aula:
– Falem: Vamos estudar sobre um personagem muito importante para a história da igreja.
– Falem: Nós conhecemos uma pessoa por suas características. As características desse personagem estão fixadas debaixo de cada cadeira. Que tal retirá-las e descobri-las?
– Aguardem e peçam para que cada aluno leia a característica; ao final perguntem: Quem sou eu?
Espera-se que os alunos falem que o personagem é o apóstolo Paulo.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz