Dinâmica Adolescentes: No Poder do Espírito Santo

Lição 01: A Igreja e a época do Apóstolo Paulo

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

– Apresentem o título da lição: A Igreja e a época do Apóstolo Paulo, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Para concluir, utilizem a dinâmica “No Poder do Espírito Santo”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: No Poder do Espírito Santo

Objetivo:

Enfatizar que o revestimento do Espírito Santo confere poder para testemunhar o evangelho, promovendo o crescimento da Igreja.

Material:

Os numerais 120 e 3000 digitados em tamanho grande

Quadro branco ou cartolina

01 marcador para quadro branco ou pincel atômico

01 figura do globo terrestre

Procedimento:

– Organizem os alunos em círculo.

– Fazendo uma pequena retrospectiva sobre a descida do Espírito Santo, perguntem: Quantas pessoas estavam no cenáculo esperando a descida do Espírito Santo?

Espera-se que os alunos falem que eram quase 120 pessoas(Atos 1.15).

– Falem:

Estas quase 120 pessoas formaram o primeiro grupo da Igreja(coloquem no quadro o numeral 120).

Neste mesmo dia, da descida do Espírito Santo, outras 3000 pessoas também somaram a estes 120(coloquem no quadro o numeral 3000), após o discurso de Pedro. E assim a Igreja foi aumentando.

Leiam, Atos 2. 37 a 41.

– Falem: No início da igreja eram quase 120, depois mais 3000 e eu(dizer seu nome) também faço parte dela, e … (falar os nomes dos alunos da direita para a esquerda).

– Agora, peçam para que os alunos façam a mesma coisa, um de cada vez:

No início da igreja eram 120, depois mais 3000 e eu também faço parte dela, e…(falar os nomes dos colegas da direita para a esquerda).

À medida que os alunos forem falando, vocês escrevem os nomes deles na cartolina.

– Apresentem um globo terrestre ou uma figura dele, colocando no quadro.

– Falem, apontado para o globo: 120 mais 3000 pessoas foram o que formavam a Igreja naquele dia, mas hoje além de vocês, a igreja tem milhares fiéis em todo o mundo, devido a expansão do evangelho através do apóstolo Paulo para o mundo gentio.

– Para finalizar, peçam para que os alunos falem: Eu devo cumprir o Ide de Jesus e falar da salvação, movido pelo Espírito Santo.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

Faça um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?