Dinâmica Adultos: A Bíblia é…
Lição 07: A Sutileza da Relativização da Bíblia
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A Sutileza da Relativização da Bíblia. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Em seguida, para iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “A Bíblia é…”.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Bíblia é…
Objetivo: Iniciar o estudo sobre a Bíblia, enfatizando que continua atual e relevante para o mundo atual.
Material:
¼ de uma folha de papel ofício A4 colorido ou de cartolina de cores diferentes
Caneta para cada aluno
01 cartolina
01 tubo de cola branca
Procedimento:
Antes da aula:
Recortar os papéis ou cartolina conforme descrição no item material
Escrever em cada parte do papel a expressão: A Bíblia é…
Durante a aula:
– Para iniciar o estudo da lição, entreguem para cada aluno ¼ de uma folha de papel ofício A4 colorido ou de cartolinas de cores diferentes.
Em cada pedaço de papel deve estar escrita a expressão: A Bíblia é…
– Solicitem que eles completem a frase, escrevendo uma afirmação sobre a Bíblia. Não há necessidade de que eles se identifiquem.
Nestas frases aparecerão o que os alunos pensam e conhecem sobre a Bíblia.
– Depois, peçam para que os alunos coloquem em 01 cartolina estes papéis, utilizando cola branca.
– Em seguida, leiam as afirmações dos alunos sobre a Bíblia e comentem sobre o que eles escreveram.
– Para finalizar, falem que nesta aula eles terão mais conhecimento sobre o que a Bíblia é.
À medida que o conteúdo da lição for compartilhado, escrevam mais informações dando continuidade sobre o que a Bíblia é, enfatizando que continua atual e relevante para a humanidade.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz