Dinâmica Adultos – A Gloriosa Esperança do Apóstolo

Dinâmica: Desembarcando com Paulo

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

– Apresentem o título da lição: A Gloriosa Esperança do Apóstolo, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico.

Quadro e marcador são recursos didáticos.

– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

– Reservem um tempo no final da aula para conclusão do trimestre com a utilização da dinâmica “Desembarcando com Paulo”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

– Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco; material da dinâmica;

– Método audiovisual: 01 forma de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição, mas, vocês podem escrever outras informações;

– Participação dos alunos na aula;

– Aplicação de 01 dinâmica.

Dinâmica: Desembarcando com Paulo

Objetivos:

Refletir e apontar o que temos aprendido nessa “viagem” de estudos sobre o apóstolo Paulo.

Concluir o estudo sobre o apóstolo Paulo, “desembarcando” depois de 13 dias(as lições) de viagem.

Material:

01 mala ou baú ou figura

Procedimento:

– Falem:  Na lição 01, embarcamos para uma viagem de 13 dias com o apóstolo Paulo. Os 13 dias se referem as 13 lições.

– Hoje, no 13º dia da viagem(lição 13), precisamos desembarcar.

– Apresentem a mala e perguntem:

O que temos na nossa bagagem, isto é, o que aprendemos durante este período?

Aguardem as respostas.

Creio que aparecerão muitas informações. Mas, tenho certeza de que será muito positivo.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

Faça um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?