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Dinâmica Adultos: Até que a morte os separe…

Lição 04: A Sutileza da Normalização do Divórcio

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A Sutileza da Normalização do Divórcio. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Para ilustrar o tema da aula, apliquem a dinâmica “Até que a morte os separe…”

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Até que a morte os separe…

Objetivo: Refletir sobre os problemas causados pelo divórcio.

Material:

04 quadrados de cartolina, medindo 40 x 40 cm, sendo 02 vermelhas e 02 amarelas(vocês podem escolher outras cores e tamanho).

01 tubo de cola

Procedimento:

Dias antes da aula:

Colem um quadrado vermelho no quadrado amarelo e levem para aula do domingo.

No momento da aula:

– Falem: No casamento, duas pessoas se unem com o objetivo de se amarem e formar uma família.

– Falem: Estes dois quadrados de cor vermelha e amarela representam as duas pessoas diferentes que vão se casar, unindo-se até que a morte os separe.

– Colem as duas cartolinas, uma na outra.

– Então, peguem aqueles dois quadrados, já colados no sábado, e tentem separá-los.

– Falem: Durante a vida conjugal, aparecem circunstâncias que causam muitas vezes problemas, ao ponto de alguns casais optarem pela separação, divórcio etc.

– Então, nesse momento, concluam a separação das cartolinas e mostrem para os alunos como ficou cada parte:

. algumas partes de um colado no outro.

. algumas partes bastante danificadas.

– Falem a separação de um casal traz problemas, lembranças de história de vida reunidas e agora divididas que não se apagam, traumas, problemas emocionais, psicológicos e espirituais.

– Para concluir, leiam: “Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem”(Mt 19. 6).

Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

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