Dinâmica adultos: Avivamento no Antigo Testamento
Lição 02: O Avivamento no Antigo Testamento
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: O Avivamento no Antigo Testamento. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Para conduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Avivamento no Antigo Testamento”.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
– Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Avivamento no Antigo Testamento
Objetivos:
Direcionar o estudo sobre o avivamento ocorrido na história de Israel, através de 03 personagens usados por Deus: Samuel, Josias e Neemias.
Promover participação dos alunos.
Material:
Cartões de cores diferentes com os 03 nomes: Samuel, Josias e Neemias.
Observação: a quantidade de cartões vai depender do número de alunos. Vejam como organizar: se sua turma tiver 10 alunos, serão 04 cartões com o nome “Samuel”, 03 com o nome “Josias’ e 03 com o nome “Neemias”.
Procedimento:
Dias antes da aula:
Recortem os cartões de acordo com a quantidade dos alunos.
Identifique os cartões conforme descrição na observação acima.
Organizem os cartões nesta sequência: Samuel, Josias, Neemias, Samuel…
No momento da aula:
– Falem: Hoje, vamos estudar sobre o avivamento no Antigo Testamento, através de 03 personagens usados por Deus: Samuel, Josias e Neemias.
– Distribuam para os alunos os cartões com os 03 nomes citados na sequência já mencionada.
– Agora, peçam que os alunos se agrupem. Orientem que eles devem procurar outras colegas que tenham o mesmo nome que ele recebeu no cartão.
– Feita a divisão em 03 grupos, solicitem que os alunos abram a lição 02 e leiam o que trata sobre o avivamento ocorrido por meio do personagem. Escrevam isto no quadro para facilitar a compreensão:
Grupo Samuel: Item I.2
Grupo Josias: Item I. 3
Grupo Neemias: Item II
Estipulem um tempo de 15 minutos, no máximo, para a realização da atividade.
Durante a realização da atividade passem nos grupos para observar como está o andamento do trabalho proposto.
– Orientem ainda que além da leitura, cada grupo vai apresentar para a turma, de forma objetiva, como aconteceu o avivamento, utilizando no máximo 10 minutos.
– Para concluir, Perguntem:
O que podemos aprender e aplicar sobre estes fatos para o avivamento na atualidade?
Aguardem as respostas.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz