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Dinâmica Adultos: Duas portas, dois caminhos, uma escolha

Lição 07: A Responsabilidade é Individual

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A Responsabilidade é Individual. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

– Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

– Para ilistrar o tema da aula, apliquem a dinâmica “Duas portas, dois caminhos, uma escolha”.  

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Duas portas, dois caminhos, uma escolha  

Objetivos:

Apresentar que há duas portas, dois caminhos e uma escolha, sendo esta de responsabilidade individual.

Enfatizar que Jesus é a porta e o caminho que a humanidade deve escolher, pois é a verdade e a vida.

Material:

Cadeiras

02 envelopes

Procedimento:

Dias antes da aula:

No envelope 01:

Coloquem dentro do envelope 01 o versículo: “… estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”(Mt 7.14).

Por fora do envelope escrevam: Porta e caminhos estreitos

No envelope 02:

Coloquem dentro do envelope 02 o versículo: “… larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela”(Mt 7.13).

Por fora do envelope escrevam: Porta e caminhos largos.

No dia da aula:

Antes da aula:

Organizem as cadeiras de forma que formem 02 caminhos, um estreito e outro largo.

No final de cada caminho coloquem 01 cadeira e fixem os 02 envelopes citados acima.

Durante a aula:

– Organizem os alunos em 02 grupos.

– Falem: A humanidade, aqui representa por vocês, tem duas portas que conduzem a dois caminhos para seguir.

– Peçam para um grupo andar por um caminho e pegar o envelope. O outro grupo também deve realizar a mesma coisa.

– Depois, solicitem que eles abram os envelopes e leiam o conteúdo, que é este abaixo:

“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”(Mateus 7:13,14).

– Falem: Muitas pessoas possuem conhecimento sobre quem é Deus, sua criação, seu poder, que enviou seu filho para morrer pelos pecadores e seguem este caminho e têm Deus como centro de suas vidas.

Mas, há um outro grupo de pessoas que mesmo conhecendo Deus decidiram seguir outro caminho, rejeitando Deus.

– Perguntem: Qual o caminho que devemos escolher? Por quê?

Aguardem as respostas.

– Depois, leiam: “Disse-lhes Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senão por mim”(Jo 14.06).

– Para entrar no caminho estreito, há necessidade de entrar pela porta estreita que é Jesus.

– Leiam o versículo: “Eis que estou a porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei e ele comigo” (Ap 3.20).

Observem que no versículo acima encontramos a partícula “se”, que traz a ideia de condição de realizar algo ou não. Dessa forma, podemos notar que a escolha é uma responsabilidade individual.

– Concluam, afirmando que Jesus nos concede o perdão, mas o pecador deve reconhecer que pecou, arrependendo-se, confessar suas culpas através da oração e abandonar o pecado. Dessa forma, a pessoa passará a ter uma vida transformada, pois o arrependimento produz vida.

Por Sulamita Macedo.

 

Fonte: Atitude de Aprendiz

 

 

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