Dinâmica adultos: Eu faço parte!
Lição 09: A Sutileza do Movimento dos Desigrejados
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A Sutileza do Movimento dos Desigrejados. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Vejam este exemplo:
Escrevam o nome “desigrejados” no quadro ou cartolina.
Depois, perguntem: O que vocês podem falar sobre esta palavra?
Aguardem as respostas e depois acrescentem outras informações.
Deixem claro qual a abordagem do que seja “desigrejado” no contexto da lição e também acrescentem que na atualidade muitos crentes ainda não retornaram à igreja devido a Pandemia do Corona vírus, mesmo com a flexibilização dos protocolos de segurança.
– Que tal aproveitar o tema para refletir e debater sobre o uso ou não do Metaverso pelas igrejas.
Uma sugestão de leitura sobre isto é o texto do Mensageiro da Paz do mês de julho do ano em curso, com o título: “Metaverso: perigos e oportunidades em uma sociedade presa ao virtual”.
– Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
– Para concluir, utilizem a dinâmica “Eu faço parte!”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Eu faço parte!
Objetivos:
Enfatizar a importância do cristão frequentar uma igreja.
Refletir sobre a valorização de cada pessoa de forma individual e para o grupo.
Material:
01 quebra-cabeça para cada grupo
Observação: Adquiram quebra-cabeça com poucas peças.
Procedimento:
– Dividam os alunos em grupos.
– Distribuam para cada grupo um quebra-cabeça faltando uma peça, mas não falem isto para eles.
– Peçam para que cada grupo monte o quebra-cabeça. Observem o trabalho deles. Logo, eles vão falar que está faltando uma peça.
– Depois, questionem:
Esta peça é importante para o quebra-cabeça?
Todas as peças estão montadas e somente uma faz falta? Por quê?
– Depois, falem(apontando para as peças): As peças estão representando vocês, todos são necessárias para o grupo. Aqui percebe-se a importância da valorização pessoal e a socialização.
– Então, entreguem a peça que falta para cada grupo e solicitem para que concluam o preenchimento do quebra-cabeça.
– Depois, trabalhem com os alunos sobre a importância de estar participando de uma igreja, pois nela aprendemos a Palavra de Deus. A Igreja é um organismo e organização, formada por pessoas que professam a fé em Jesus Cristo, filho de Deus.
Quando você falta nas atividades da igreja, faz falta! Está faltando uma peça!
Quem são outras peças, que não estão vindo para a Igreja?
O que podemos fazer para biscá-las?
Reflitam e se mobilizem para encontrar essas peças.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz