Dinâmica Adultos: Generosidade
Lição 08: Sendo verdadeiros
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Apresentem o título da lição: Sendo Verdadeiros, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
– No item I da lição aparecerá a palavra “Hipocrisia”.
Perguntem para os alunos o que significa a palavra “Hipocrisia”. Aguardem as respostas. Se necessário, acrescentem outras informações.
Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.
– Ainda sobre a hipocrisia, apresentem a figura abaixo e reflitam com os alunos sobre a verdadeira ou falsa motivação para ajudar o próximo. Figura é um recurso didático, serve para ilustrar a apresentação e chama a atenção dos alunos.
– Para ilustrar o item II da lição(Auxiliando o próximo sem alarde), utilizem a dinâmica “Generosidade”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Generosidade
Objetivos:
Ilustrar a importância da generosidade em ajudar o próximo, com motivações corretas.
Enfatizar a importância da ajuda aos necessitados
Material:
02 pãezinhos para a metade da turma. Cada pãezinho deve estar dentro de um saquinho transparente.
Procedimento:
– Distribuam os 02 pãezinhos somente para a metade da turma. E, continuem falando sobre o tema da aula e observem as reações dos alunos.
Alguém certamente falará que não recebeu, outro vai dizer que quer receber, outro vai questionar a razão de não ter para todos etc.
– Então, falem: As condições financeiras não são iguais para todos, há pessoas que têm o que comer diariamente, outras que estão passando por situações difíceis.
– Mas, perguntem: Como podemos resolver esta situação da falta dos pãezinhos vivenciada, agora, por vocês?
Aguardem que algum aluno tenha a iniciativa de repartir os pãezinhos com o colega que não tem.
– Depois, falem: É assim que deve ser nosso comportamento com aqueles que estão passando necessidade, o amor em ação nada mais é que a solidariedade, a generosidade praticada com motivação correta.
– Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
– Para finalizar a aula, organizem, com seus alunos, ações para atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas etc.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz