Dinâmica Adultos: Inerrância da Bíblia

Lição 03: A Inerrância da Bíblia

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

3 – Apresentem o título da lição: A Inerrância da Bíblia, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.

Quadro e marcador são recursos didáticos.

– Posteriormente, apliquem a dinâmica “Inerrância da Bíblia”.

– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras e expressões para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Depois, desta aula, solicitem para que os alunos pesquisem sobre

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

– Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco e material da dinâmica;

– Método audiovisual: escrever no quadro o título da lição, as palavras e expressões; mas, vocês podem escrever outras informações

– Participação dos alunos na aula;

– Aplicação de 01 dinâmica.

Dinâmica: Inerrância da Bíblia

Objetivo: Introduzir o estudo sobre a inerrância da Bíblia.

Material:

01 quadro branco

01 marcador para quadro branco

Procedimento:

– Escrevam no quadro a palavra “Fake News”.

– Perguntem: O que são Fake News?

Aguardem as respostas.

Certamente vão girar em torno de que são informações falsas que são divulgadas na internet como se fossem verdadeiras.

– Peçam para que os alunos apontem apenas 02 Fake News veiculadas recentemente.

Analisem com os alunos o que pode levar alguém a divulgar um tipo de informação desta e as consequências para quem acredita.

– Depois, falem: A Bíblia não veicula informações falsas. Muitos afirmam que ela tem erros e não é digna de crédito. Mas, podemos afirmar que a Bíblia é a Palavra de Deus, inerrante e confiável, seu conteúdo promove consequências positivas para a vida daquele que a ler, pois o autor de sua mensagem é verdadeiro, o próprio Deus.

E é sobre isto que vamos estudar na lição de hoje, aprofundando-se neste assunto que tem trazido polêmicas. Mas, a Bíblia adverte:

“Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência”(1 Timóteo 6:20).

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

COMENTÁRIOS

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?
%d blogueiros gostam disto: