fbpx

Dinâmica Adultos Lição 01: Carta aos Efésios – Saudação aos Destinatários

A Igreja Eleita - Redimida Pelo Sangue de Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa.

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Em seguida, façam uma panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:

– Tema: A Igreja Eleita – Redimida Pelo Sangue de Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa.

– Capa:

O que vemos?

01 rolo de papel antigo, 01 coroa de espinho, 01 marca vermelha de um selo com uma figura de um leão com uma coroa.

O que a figura tem a ver com o tema?

Nos planos divinos, a salvação é efetuada por Jesus, a igreja é redimida pelo sangue de Cristo e recebe o selo do Espírito Santo.

– Comentarista: Douglas Roberto de Almeida Baptista

Apresentem informações sobre ele, vejam na sessão “Interagindo com o Professor” da lição 01.

Se possível, mostrem uma foto dele.

– Lições do trimestre:

Façam uma leitura dos títulos das lições de forma alternada. As lições de número ímpar uma parte da turma lê; as de numeração par, a outra metade.

07 – Agora, trabalhem a lição 01:

– Apresentem o título da lição: Carta aos Efésios – Saudação aos Destinatários.

– Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Abrindo a carta”.

– Utilizem vários mapas para:

Apontar a localização da cidade de Éfeso

Mostrar a cidade de Éfeso, atualmente país da Turquia

Apresentar fotos das ruínas de Éfeso, o templo de Artemis/Diana

Observação: Vocês podem encontrar nas imagens do Google.

– Na Introdução da lição, o comentarista afirma que a Epístola aos Efésios é nominada com os seguintes títulos:

A coroa dos escritos de Paulo

A Rainha das Epístolas

Tratado Teológico sobre a Igreja

Utilizando o método de Perguntas e Respostas, indaguem:

Por que a carta aos efésios é chamada assim?

Aguardem as respostas. Depois, acrescentem outras informações.

– Trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Abrindo a carta

Objetivo: Introduzir o estudo sobre a carta aos Efésios.

Material:

01 envelope grande

01 rolo de fita adesiva

01 tubo de cola branca

Material para digitar(veja no procedimento)

Procedimento:

Antes da aula(em sua residência):

Escrever no envelope o nome do destinatário e remetente(veja abaixo)

Digitar ou escrever uma carta(veja modelo abaixo)

Fechem o envelope com cola

Antes da EBD iniciar:

Coloquem o envelope fixado em lugar visível à vista dos alunos.

Quando a aula começar:

– Façam a panorâmica do trimestre, conforme orientação já exposta acima.

– Após a apresentação do título da lição, falem, apontando para o envelope:

Aqui temos uma carta. Quem enviou? Para quem? Qual será seu conteúdo?

– Peçam para que um aluno pegue o envelope e veja:

Qual o destinatário: a classe

Qual o remetente: nome do professor ou professora que vai ensinar

Qual o conteúdo:

Nome de sua cidade, 05 de abril de 2020.

Caros alunos,

Vamos estudar neste trimestre a carta do apóstolo Paulo aos irmãos da igreja de Éfeso.

Suas orientações, ensinamentos e exortações para aquela igreja também servem para nós, crentes do século XXI, objetivando o aperfeiçoamento da vida cristã.

Vejam o que vamos aprender:

“A consumação do plano eterno de Deus na pessoa de Jesus Cristo.

A atuação do Espírito Santo como penhor da experiência de salvação.

A reconciliação dos povos por intermédio da cruz de Cristo.

A revelação do mistério da vontade de Deus por obra do Espírito Santo.

Um novo estilo de vida baseado na unidade, na comunhão com o Espírito, na frutificação, na adoração e na intercessão no Espírito.

Os novos relacionamentos conjugais e a luta contra o Diabo”.

(Texto aspeado extraído da lição 01, Item III, subtópico 2. A mensagem, página 08 da revista do mestre).

          Ficaram curiosos? Então, vamos iniciar hoje a aprender mais sobre os temas desta carta. Creio que será uma bênção!

Nome do professor ou professora.

– Depois, iniciem o estudo da lição 01.

Por Sulamita Macedo.

Fonte. Atitude de aprendiz

COMENTÁRIOS

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: