Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Dinâmica Adultos Lição 08: Naamã É Curado da Lepra

Dinâmica: Passos para a vitória

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- EBD INTERATIVA -

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

– Apresentem o título da lição: Naamã é Curado da Lepra, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Apontem para o quadro e sublinhem o nome Naamã e proponham uma contação de história sobre Naamã, solicitando ajuda dos alunos.

Ao fazer os alunos lembrarem do que sabem sobre Naamã, está sendo utilizado o Conhecimento prévio, isto é, conhecer o que os alunos já sabem.

– Para concluir, utilizem a dinâmica “Passos para a vitória!”

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

– Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco;

– Método audiovisual: 02 formas de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição e sublinhar o nome Naamã;

– Participação dos alunos na aula;

– Contação de história com conhecimento prévio;

– Aplicação de 01 dinâmica, como conclusão e contextualização do tema.

Dinâmica: Passos para a vitória

Objetivo:

Contextualizar o tema da aula com a vida dos alunos.

Material:

Figuras do contorno de pés humanos(ver quantidade no procedimento)

01 quadro branco

01 marcador para quadro branco

01 pincel atômico

Procedimento:

– Falem: acabamos de estudar sobre o personagem Naamã, a atuação do profeta Eliseu e intervenção de Deus dando-lhe cura.

– Perguntem aos alunos: O que pode representar os 07 mergulhos de Naamã no rio Jordão?

Aguardem as respostas dos alunos.

Certamente, vão girar em torno de: coragem, dependência, fé, obediência, humildade, perseverança, esperança, gratidão, cura etc.

Escrevam as respostas num quadro.

– Falem: O que vocês apontaram nos mostra que Naamã recebeu sua cura sobre a doença da lepra, porque obedeceu a forma de Deus agir.

– Falem: Para a nossa vitória diante das lutas que enfrentamos é necessário mergulhar diante de Deus.

Para isso, precisamos dar vários passos nesta direção.

– Apresentem as figuras do contorno de vários pés humanos.

– Perguntem: quais devem ser os passos que precisam ser dados para alcançar a vitória?

Aguardem as respostas.

Podem ser citadas: fé, comunhão com Deus, obediência a Deus, oração, jejum, perseverança etc.

Escrevam cada palavra em 01 figura do pé, utilizando pincel atômico.

A quantidade de figuras dos pés vai depender do número de palavras citadas.

Coloquem estes pés com os nomes escritos no piso formando um caminho.

– Peçam para que os alunos observem o caminho formado e reflitam sobre o que precisar ser feito ou continuar perseverando no propósito antes firmado.

Agora, para representar a atitude dos alunos, peçam para que um aluno passe pelo caminho.

Para concluir, leiam:

“… Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda”(Isaías 30:21b).

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...