Dinâmica Adultos Lição 12: O Diaconato

Dinâmica: Com a Mão na Massa

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 –   Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

– Agora, trabalhem a lição 12. Vejam as sugestões abaixo:

– Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre o ministério de serviço conhecido como Diaconia.

– Escrevam o nome “Diácono” no quadro.

– Perguntem: Qual a função do diácono na nossa igreja hoje?

Aguardem as respostas e anote-as no quadro. Certamente, haverá uma lista de atividades que os diáconos realizam.

Se preferir, vocês podem chamar um diácono para ser entrevistado pelos alunos sobre a função que exerce na Igreja.

– Perguntem: Qual a origem do serviço de Diaconia?

Aguardem as respostas. Depois, acrescentem as informações contidas no item II da lição.

– Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.

– Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Com a Mão na Massa” que proporcionará a reflexão do serviço de diaconia(no sentido mais abrangente) que pode ser realizado por cada cristão.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Com a Mão na Massa

Objetivos:

Refletir sobre o serviço cristão.

Realizar autoavaliação do serviço que prestamos como despenseiros do Senhor.

Material:

½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno.

Procedimento:

– Entreguem a metade da folha de papel ofício para cada aluno.

– Solicitem para que façam o desenho de uma de suas mãos, contornando-a com a caneta.

– Falem que a mão representa “trabalho, serviço, ação, atividade”.

– Peçam para que os alunos escrevam:

Dentro da mão: Aquilo que estão realizando na obra do Senhor.

Fora da mão: Aquilo que deseja realizar.

– Leiam ou cantem com os alunos a 1ª estrofe do hino da Harpa Cristã no. 394:

“Quem sua mão ao arado já pôs, constante precisa ser; o sol declina e, logo após, vai escurecer. Avante, em Cristo pensando, em oração vigiando, com gozo e amor trabalhando, p’ra  teu Senhor”.

– Leiam ainda: I Co 12.5 a 7, I Co 4.2 e Sl 100.02

– Para concluir, façam uma oração pelos alunos apresentando o desejo de cada aluno em servir na obra do Mestre e que sejam capacitados pelo Espírito Santo.

Por Sulamita Macedo.

1 – Apresentem esta situação para a turma e aguardem as respostas:

Você se encontra com um(a) colega, que não vê há muito tempo.

Na conversa, descobre que ele(a) agora é evangélico(a) e que acredita nos dons espirituais somente para a igreja do primeiro século.

Você afirmou que os dons espirituais se manifestam também na atualidade. Ele aproveita e começa a debater com você sobre isto.

Quais argumentos você apresentaria?

2 – Dinâmica:  Dons

Objetivo: Concluir o estudo sobre os Dons Espirituais e Ministeriais

Material:

Nomes dos Dons Espirituais e Ministeriais digitados

06 envelopes(03 para o grupo 01 e 03 para o grupo 02)

Observação: Identificar na parte de cima de 03 envelopes com o nome Dons de Poder, Dons de Revelação e Dons de Elocução(01 nome para 01 envelope); escrever Grupo 1 na parte de baixo do envelope;  repetir este mesmo procedimento para o Grupo 2.

Procedimento:

– Dividam a turma em 02 grupos

– Entreguem para cada grupo as cartelas misturadas com os nomes dos dons Espirituais e Ministeriais.

– Forneçam as seguintes orientações:

Eles deverão separá-las em 02 grupos: Dons Espirituais e Ministeriais.

O grupo vencedor será aquele que separar primeiro e de forma correta.

Só poderão começar após a autorização do professor.

Quando o grupo tiver concluído, chamar o professor que verificará se estar correto. O Professor deve declarar qual o grupo vencedor.

Não poderá consultar a lição bíblica e nem a Bíblia ou outro documento.

– Recolham as cartelas referentes aos Dons Ministeriais.

– Agora, entreguem para cada grupo 03 envelopes. Cada envelope com uma identificação: Dons de Poder, Dons de Revelação ou Dons de Elocução.

– Forneçam as seguintes orientações:

Eles deverão colocar dentro dos envelopes as cartelas a que se refere a identificação do envelopes.

Só poderão começar após a autorização do professor.

Não poderá consultar a lição bíblica e nem a Bíblia ou outro documento.

O tempo para realização da atividade é de apenas 02 minutos. Após este tempo os grupos deverão entregar os envelopes preenchidos; não poderá sobrar nenhuma cartela.

– Após o recebimento dos envelopes dos 02 grupos, o professor começará a abrir os envelopes, na seguinte ordem Dons de Poder, Dons de Revelação e Dons de Elocução, para os dois grupos.

Quando o professor pegar o envelope Dons de Poder do Grupo 01, deve abri-lo e ler para a turma, fazendo um certo suspense e perguntando para  a turma está certo? Devem ser anotados quantos estão corretos. Logo em seguida, o professor deve abrir o envelope Dons de Poder do Grupo 02. Depois, os demais envelopes.

– Para concluir, os pontos desta atividade devem ser somados. O professor deve declarar qual o grupo que ficou com o 1º. e 2º. lugar.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

COMENTÁRIOS

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?
%d blogueiros gostam disto: