Dinâmica Adultos: Não julgueis

Lição 11: Sendo Cautelosos nas Opiniões

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição: Sendo Cautelosos nas Opiniões, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.

Quadro e marcador são recursos didáticos.

– Para introduzir o tema, utilizem a dinâmica “Não julgueis”.

– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Não julgueis 

Objetivo:

Introduzir o estudo sobre o versículo “Não julgueis para que não sejais julgados”(Mt 7.01).

Material:

Bíblia

Óculos de proteção

Máscara facial protetora

Protetor de ouvido

Procedimento:

– Falem: Hoje, vamos continuar estudando sobre outros princípios do reino de Deus, contidos no Sermão do Monte. O tema está embasado no versículo 01 do capítulo 07 de Mateus: “Não julgueis para que não sejais julgados”(Mt 7.01).

– Organizem os alunos em círculo ao redor de uma mesa e sobre ela devem estar óculos de proteção, máscara facial protetora e protetor de ouvido.

– Perguntem: O que estes elementos podem representar para que não tenhamos atitudes de julgamento precipitados com relação ao outro?

Aguardem as respostas.

Vejam estas indicações abaixo como exemplo:

Óculos de proteção: Não julgar pelo que está vendo

Máscara facial protetora: Não falar julgando e espalhando esse julgamento

Protetor de ouvido: Não escutar outros julgamentos

– Em seguida, peçam para que os alunos apresentem 03 exemplos de julgamento precipitado relacionado aos 03 objetos que estão sobre a mesa.

Seria interessante que os exemplos fossem da vivência dos alunos.

– Após os 03 relatos, analisem de forma objetiva a consequência destes julgamentos para quem foi julgado e para quem julgou.

– Para finalizar, falem que é muito precipitado julgar os outros pela aparência, pelas atitudes. A Bíblia condena esta prática.

Então, leiam conjuntamente o versículo abaixo:

“Não julgueis para que não sejais julgados”(Mt 7.01).

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

Faça um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?