Dinâmica adultos: Vidas Restauradas
Lição 10: A Restauração Nacional e Espiritual de Israel
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A Restauração Nacional e Espiritual de Israel. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
– Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
– Para concluir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Vidas Restauradas”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Vidas Restauradas
Objetivo: Socializar como ocorreu a conversão dos alunos, passando a ter uma vida restaurada e pasando a integrar o povo de Deus.
Material: Não precisa
Procedimento:
– Após o estudo sobre a restauração nacional e espiritual de Israel, organizem os alunos em círculo para uma roda de conversa.
– Orientem os alunos para que falem de forma objetiva como era a vida deles antes e depois da conversão, onde, como e quando ocorreu esta transformação.
Observem atentamente cada relato.
– Perguntem: O que podemos relacionar os relatos de vocês com vida do povo de Israel quando a situação espiritual?
Aguardem as respostas. Espera-se que os alunos falem da importância de mudança de vida moral e espiritual daquele povo e a deles também.
– Para finalizar, enfatizem que os alunos tiveram experências diversificadas, mas sempre foi apontado que antes da conversão não tinham uma vida plena em Cristo, isto é, longe de Deus, contudo agora têm uma vida restaurada, com esperança, passando a formar o povo de Deus.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz