DINÂMICA I Lição 01: A Doutrina das Últimas Coisas

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A Doutrina das Últimas Coisas. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Para introduzir o estudo, perguntem: Qual o nome que é dado ao estudo da doutrina das últimas coisas?

Aguardem as repostas. Certamente, eles vão dizer que é Escatologia.

Escrevam o nome Escatologia no quadro.

Como podemos definir Escatologia?

Formulem de forma coletiva uma definição do que é Escatologia.

Aqui foi utilizada 02 vezes o método de Perguntas e Respostas.

– Em seguida, apliquem a dinâmica “A Ordem das Coisas”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

– Utilização de recursos didáticos:

Quadro e marcador para quadro branco(03 formas de utilização: escrever o título da lição, o nome Escatologia, a definição coletiva de Escatologia); mas, vocês podem escrever outras informações;

Material da dinâmica;

– Estratégia do conhecimento prévio para a definição coletiva;

– Método de Perguntas e Respostas;

– Participação dos alunos na aula;

– Método audiovisual: quadro com o título da lição, nome Escatologia e definição coletiva e a demonstração da dinâmica;

– Aplicação de 01 dinâmica.

Dinâmica: A Ordem das Coisas

Objetivo: Iniciar o estudo sobre os eventos escatológicos.

Material:

01 rolo de fita adesiva

01 rolo de barbante

22 prendedores de roupa(mais conhecido como pegador de roupa)

11 envelopes

11 expressões digitadas(acontecimentos): O ARREBATAMENTO DA IGREJA, O TRIBUNAL DE CRISTO, A GRANDE TRIBULAÇÃO, AS BODAS DO CORDEIRO, A REVELAÇÃO DO SENHOR JESUS, O FIM DO IMPÉRIO DO ANTICRISTO, O JULGAMENTO DAS NAÇÕES, O MILÊNIO, A ÚLTIMA REVOLTA DO DIABO E SEU JULGAMENTO, O JUÍZO FINAL, NOVOS CÉUS E NOVA TERRA.

Procedimento:

ANTES DA AULA:

– Coloquem cada acontecimento(digitado) dentro de um envelope.

– Espalhem estes envelopes, escondidos pela classe, pode ser debaixo de mesa, cadeira, carteira etc.

– Fixem um barbante na sala, o tamanho deve ser de modo que caibam pendurados todos os 11 acontecimentos digitados.

DURANTE A AULA:

– Solicitem aos alunos que procurem os 11 envelopes, antes falem que nestes envelopes há algo a ser revelado.

– Quando todos os envelopes forem encontrados, peçam aos alunos para que abram o envelope e leiam o conteúdo a ser revelado.

– Depois, estimulem os alunos a pensar qual a ordem desses acontecimentos escatológicos e coloque-os no varal, da esquerda para a direita.

– Depois, comecem a trabalhar com eles o que significa cada evento de forma objetiva, começando do 1º. acontecimento até o último, na ordem em que vão acontecer.

À medida que for sendo realizada a explicação, os alunos deverão trocar os eventos de lugar, caso estejam fora da ordem(certamente estará).

– Depois afirmem que estes eventos serão estudados ao longo do trimestre.

Por Sulamita Macêdo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

COMENTÁRIOS

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?
%d blogueiros gostam disto: