Dinâmica jovens: A liderança de Ezequiel
Lição 10: Uma liderança chamada para restaurar
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Uma liderança chamada para restaurar. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
Para introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “A liderança de Ezequiel”.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A liderança de Ezequiel
Objetivo: Introduzir o estudo sobre o personagem bíblico Ezequiel.
Material:
13 envelopes
Frases ou expressões sobre Ezequiel digitadas ou escitas manualmente (ver no procedimento)
Procedimento:
Dias antes da aula:
Escrever ou digitar as 13 expressões sobre o profeta Ezequiel
Recortar cada expressão
Colocar 01 expressão dentro de 01 envelope
No momento da aula:
– Falem que esta lição tem como tema a liderança de Ezequiel. Antes, porém, vamos conhecer quem era este personagem bíblico.
– Mas, quem era Ezequiel?
Há poucas informações sobre ele. Porém, vamos descobrir algumas informações que são encontradas no livro que leva seu nome e também fruto de pesquisadores.
Entreguem os 13 envelopes para os alunos.
Peçam que os alunos abram os envelopes e leiam a expressão ali contida, um de cada vez, em ordem númerica crescente(01 a 13).
1 – Sacerdote, profeta(Ez 2.5) e atalaia(Ez 3.17)
2 – Chamado por Deus de: filho do homem(Ez 2.3); esta expressão é encontrada mais de 90 vezes no livro do profeta Ezequiel
3 – Significado do nome: Deus Fortalece
4 – Era de Jerusalém
5 – De família sacerdotal: Ez 1.3
6 – Filho de Buzi: Ez 1.3
7 – Deportado de Judá, na 2ª leva, por Nabucodonosor para a Babilônia
8 – Viveu exilado na Babilônia: Ez 1.1, 3.11
9 – Inicia o ministério profético por volta dos seus 30 anos
10 – Seu minstério profético teve a duração de aproximadamente 22 anos
11 – Era casado: Ez 24.15 a 18
12 – Autor do livro que leva seu nome
13 – Ezequiel, Daniel e Jeremias eram contemporâneos:
Ezequiel na Babilônia entre os exilados
Daniel e seus amigos na corte de Nabucodonosor(Dn 1.1, 3 a 6)
Jeremias entre os que ficaram em Judá(Jr 25.01)
– Após a leitura de cada item, falem que agora vocês vão estudar sobre a liderança de Ezequiel.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz