Carregando agora

Dinâmica Jovens: Eu, um líder!

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A Pessoa do Líder.  Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

– Para concluir o estudo da lição, apliquem a dinâmica “Eu, um líder!”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Eu, um líder!

Objetivos:

Refletir sobre o serviço cristão, contextualizando o tema da liderança com a vida do aluno.

Realizar autoavaliação do serviço que prestamos como despenseiros do Senhor.

Material:

½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno e 01 caneta

Procedimento:

– Falem: Acabamos de estudar como deve ser o chamado para ser líder e o cuidado da liderança com sua vida espiritual, familiar e sáude. Alguns de vocês até já exercerem liderança na igreja e outros poderão exercê-la no futuro. Mas, vamos pensar sobre o que vocês estão realizando no tempo presente? E no futuro também?

– Entreguem a metade da folha de papel ofício para cada aluno.

– Solicitem para que façam o desenho de uma de suas mãos, contornando-a com a caneta.

– Falem que a mão representa “trabalho, serviço, ação, atividade”.

– Peçam para que os alunos escrevam:

Dentro da mão: Aquilo que estão realizando na obra do Senhor.

Fora da mão: Aquilo que deseja realizar.

– Leiam ou cantem com os alunos a 1ª estrofe do hino da Harpa Cristã no. 394:

“Quem sua mão ao arado já pôs, constante precisa ser; o sol declina e, logo após, vai escurecer. Avante, em Cristo pensando, em oração vigiando, com gozo e amor trabalhando, p’ra teu Senhor”.

– Falem: É necessário que o serviço cristão seja constante, tendo equilíbrio e cuidado com a saúde física, mental, espiritual e vida familiar. Apresentando-se como obreiro(a) preparado e aprovado(a) diante de Deus.

– Depois, leiam os versículos abaixo:

“Além disso requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel”(1 Coríntios 4:2).

“Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto”(Salmos 100:2).

– Para concluir, façam uma oração pelos alunos apresentando o desejo de cada aluno em servir na obra do Mestre e que sejam capacitados pelo Espírito Santo.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

ESTE ARTIGO FOI ÚTIL? SIM