Dinâmica Jovens: Faltou!
Lição 03: O Primeiro Sinal: Água em Vinho
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: O Primeiro Sinal: Água em Vinho.
Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Em seguida, apliquem a dinâmica “Faltou!”.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
– Perguntem:
Por que a transformação da água em vinho é um milagre e também um sinal?
Aguardem as respostas. Escutem atentamente cada uma e escreva-as no quadro.
Acrescentem outras informações, caso necessário.
Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas e o Conhecimento Prévio.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
– Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco: escrever o título da lição, as respostas dos alunos; mas, vocês podem escrever outras informações;
– Participação dos alunos na aula;
– Método de Perguntas e Respostas e o Conhecimento Prévio;
– Método audiovisual: quadro com o título da lição, as respostas dos alunos;
– Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: Faltou!
Objetivo: Introduzir o estudo sobre o milagre da transformação da água em vinho.
Material:
Chocolate para cada aluno
Observação: Pode ser outro tipo de alimento ou objeto, de acordo com sua escolha ou condições.
Procedimento:
– Antes de iniciar o estudo do tema, comecem distribuindo um chocolate para uma parte da turma.
Certamente, a outra parte da turma vai falar que não recebeu.
– Falem: Aguardem! Vou pegar mais.
– Peçam para que outro professor pegue mais chocolate.
Ele afirma: Não tem mais.
– Falem: Que coisa, não tem mais chocolate!!! Faltou!
– Então, afirmem: No milagre que vamos estudar hoje, faltou vinho numa festa de casamento. Já pensou que coisa desagradável para os noivos, familiares e convidados!
Mas, havia um convidado – Jesus, que transformou água em vinho, sendo de melhor qualidade que o servido anteriormente.
– Para concluir, falem: Na nossa situação de aula, a utilização do chocolate que faltou para alguns alunos é apenas uma demonstração de algo que deveria ter para todos. Mas, é claro que os demais alunos também vão receber seu chocolate.
Então, entreguem o chocolate para os alunos que antes não receberam.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz