Aula dinâmica, Slides editáveis, Subsídios e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Dinâmica Jovens: Faltou!

Lição 03: O Primeiro Sinal: Água em Vinho

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: O Primeiro Sinal: Água em Vinho.

Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Em seguida, apliquem a dinâmica “Faltou!”.

– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

– Perguntem:

Por que a transformação da água em vinho é um milagre e também um sinal?

Aguardem as respostas. Escutem atentamente cada uma e escreva-as no quadro.

Acrescentem outras informações, caso necessário.

Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas e o Conhecimento Prévio.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

– Utilização de recursos didáticos:

Quadro e marcador para quadro branco:  escrever o título da lição, as respostas dos alunos; mas, vocês podem escrever outras informações;

– Participação dos alunos na aula;

– Método de Perguntas e Respostas e o Conhecimento Prévio;

– Método audiovisual: quadro com o título da lição, as respostas dos alunos;

– Aplicação de 01 dinâmica.

Dinâmica: Faltou!

Objetivo: Introduzir o estudo sobre o milagre da transformação da água em vinho.

Material:

Chocolate para cada aluno

Observação: Pode ser outro tipo de alimento ou objeto, de acordo com sua escolha ou condições.

Procedimento:

– Antes de iniciar o estudo do tema, comecem distribuindo um chocolate para uma parte da turma.

Certamente, a outra parte da turma vai falar que não recebeu.

– Falem: Aguardem! Vou pegar mais.

– Peçam para que outro professor pegue mais chocolate.

Ele afirma: Não tem mais.

– Falem: Que coisa, não tem mais chocolate!!! Faltou!

– Então, afirmem: No milagre que vamos estudar hoje, faltou vinho numa festa de casamento. Já pensou que coisa desagradável para os noivos, familiares e convidados!

Mas, havia um convidado – Jesus, que transformou água em vinho, sendo de melhor qualidade que o servido anteriormente.

– Para concluir, falem: Na nossa situação de aula, a utilização do chocolate que faltou para alguns alunos é apenas uma demonstração de algo que deveria ter para todos. Mas, é claro que os demais alunos também vão receber seu chocolate.

Então, entreguem o chocolate para os alunos que antes não receberam.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...