Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Dinâmica Jovens: Jesus x Valorização da mulher

Lição 06: Exemplos de liderança feminina

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Exemplos de liderança feminina.  Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Para ilustrar o item I.2 – “As mulheres no ministério de Jesus”, apliquem a dinâmica“Jesus x Valorização da mulher”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Jesus x Valorização da mulher

Objetivos:

Enfatizar a valorização da mulher promovida por Jesus na cultura judaica.

Ressaltar a importância da cooperação de mulheres no ministério de Jesus.

Refletir sobre o serviço feminino realizado na Igreja atual.

Material:

½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno

Objetos descartáveis: copos, pratos, grafos, colheres, luvas, máscara etc.

01 saco ou depósito de lixo

Procedimento:

– Falem: Na cultura judaica, a mulher era discriminada, viviam à margem da sociedade, participavam da vida pública de forma  limitada, não tinham voz, não mostravam o rosto, pois tinha que ser cobertos, não podiam estudar nem ensinar, uma conversa com uma mulher em público era um ato vergonhoso.

– Apresentem os objetos descartáveis descritos no item material e falem:

As mulheres no tempo de Jesus eram consideradas objetos que poderiam ser usadas e descartadas, pois eram desvalorizadas. Estes objetos são descartáveis, imaginem como se sentiam as mulheres dentro de uma cultura que a desvalorizava.

Neste momento, coloquem os objetos no saco ou depósito de lixo.

– Falem: Mas, com Jesus, as mulheres passaram a ser valorizadas. Jesus rompeu com os padrões impostos às mulheres, quando ele conversou, ensinou, curou, libertou muitas delas e também puderam cooperar com seu ministério.

– Agora, entreguem a metade da folha de papel ofício para cada aluno.

– Solicitem para que façam o desenho de uma de suas mãos, contornando-a com a caneta.

– Falem que a mão representa “trabalho, serviço, ação, atividade”.

– Peçam para que os alunos escrevam dentro da mão: Aquilo que as mulheres realizaram no ministério de Jesus. Depois, peçam para que os alunos escrevam o que as mulheres estão realizando na obra do Senhor, na atualidade.

– Depois, façam uma comparação entre 03 situações, isto é, as atividades femininas realizadas antes de Jesus, com Jesus e depois de Jesus.

– Para concluir, falem: Atualmente, ainda as mulheres são discriminadas e desvalorizadas, muitas vezes no seu próprio lar, na igreja, no trabalho, na rua etc. mas, lembremo-nos de que mesmo diante dos entraves que as mulheres da época de Jesus sofriam, elas participaram do ministério de Jesus, pois encontravam nele aceitação, o respeito, o amor, a valorização.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...