Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Dinâmica Jovens Lição 07: Miqueias: Deus quer Obediência de Coração

Dinâmica: Adoração com sinceridade

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Falem: A aula de hoje será sobre o livro de profeta Miqueias, o sexto de uma série de 12 livros que compõem os Profetas Menores.

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Miqueias: Deus quer Obediência de Coração.

Utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Apresentem um mapa do reino dividido para mostrar que o profeta Miqueias profetizou para os dois reinos.

Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.

– Para finalizar, apliquem a dinâmica “Adoração com sinceridade”, para contextualizar o tema.

 Tenham uma excelente e produtiva aula!

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

– Utilização de recursos didáticos: quadro, marcador para quadro branco e mapa;

– Participação dos alunos na aula;

– Método audiovisual: quadro com o título da lição e mapa;

– Método de Perguntas e Respostas;

– Aplicação de 01 dinâmica para conclusão e contextualização do tema.

Dinâmica: Adoração com sinceridade

Objetivos:

Contextualizar o tema da adoração de forma sincera, como advertiu o profeta Miqueias.

Refletir sobre a vivência de um cristianismo autêntico.

Material:

Bíblia – Salmo 9

Quadro ou cartolina

Pincel atômico ou marcador para quadro branco.

Procedimento:

– Falem: Estudamos que o profeta Miqueias falava contra o cumprimento do rito religioso de forma mecânica, sem amar e obedecer a Deus.

– Em seguida, solicitem aos alunos que abram a Bíblia no Salmo 9.

– Leiam o Salmo 9 e apontem os motivos pelos quais Davi estava louvando a Deus e sua atitude no momento de adoração, como:

Abrir seu coração (V1)

Lembrar do que Deus fez (V2)

Alegrar-se e louvar (V2)

Reconhecer que Deus nos defende (V 3 a 5)

Confiar que temos refúgio em Deus (V9)

Expressar confiança no Senhor (V 11)

Pedir misericórdia a Deus (V 13)

Regozijar-se na providência divina (V 14,16).

– Agora, perguntem: E nós, que expressões poderíamos também falar para adorar a Deus?

– Em seguida, elaborem um Salmo coletivo de louvor a Deus, com ajuda dos alunos. Utilizem o quadro ou cartolina para que todos os alunos vejam as expressões que estão sendo escritas para a composição do Salmo.

– Para concluir, todos os alunos devem ler o salmo de forma compartilhada.

– Se possível, na aula seguinte, distribuam o salmo elaborado para cada aluno.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...