Dinâmica Jovens Lição 08: A impureza da igreja de Corinto: Repreensões e exportações

Dinâmica: Campo de Batalha

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A impureza da igreja de Corinto: Repreensões e exportações.

– Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição.

– Para concluir, utilizem a dinâmica “Campo de batalha”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Campo de Batalha

Objetivos:

Enfatizar a importância da pureza e da santidade requerida para os salvos, com evidência do fruto do Espírito em detrimento das obras da carne.

Material:

Palavras digitadas(09 partes do fruto do Espírito e as 16 obras da carne)

01 lixeira

Figuras casa e uma pessoa

01 rolo de fita adesiva

Papel ofício cortado

Procedimento:

– Leiam Gl 5. 17.

– Falem: De acordo com o texto lido, observamos que há uma batalha constante entre a carne e o espírito.

– Apresentem as 16 obras da carne e as 09 partes do fruto do Espírito. As palavras devem estar digitadas e separadas umas das outras. Organizem as palavras em lados contrários, representando oposição.

– Falem para o cristão, isto é, para aquele que deseja obedecer e frutificar há uma solução neste campo de batalha.  Leiam Gl 5.16 “Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne”.

– Falem: Aquele que anda em Espírito, rejeita as obras da carne.

– Então, apresentem uma lixeira e peçam para que 4 alunos retirem do quadro as 16 obras da carne e coloque-as na lixeira.

– Falem: Observem o que permaneceu, apenas as 09 partes do Fruto do Espírito. É isto que devemos buscar diariamente.

– Distribuam ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.

– Coloquem em lugar visível as figuras da casa e pessoa.

– Peçam para que os alunos escrevam ações que precisam ser retiradas ou melhoradas tanto a nível pessoal e familiar.

– Solicitem para que os alunos coloquem na lixeira os papéis contendo as atitudes apontadas por eles, representando a limpeza, a pureza, a santidade requerida para os salvos.

– Agora leiam Jo 15.1 a 6 e I Pe 1.15.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

COMENTÁRIOS

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?
%d blogueiros gostam disto: