Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Dinâmica Jovens Lição 11: Ageu: Atenção para com a Casa de Deus

Dinâmica: Semeais muito e recolheis pouco

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Ageu: Atenção para com a Casa de Deus

Utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Iniciem o estudo da lição, falando: A aula de hoje será sobre o livro do profeta Ageu, o décimo de uma série de 12 livros que compõem os Profetas Menores.

– Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Contexto histórico da época do profeta Ageu

Quem era Ageu

Partes do livro e suas características

Mensagem principal do livro

Utilizem um mapa para mostrar para quem o profeta Ageu profetizou e qual o teor de sua mensagem.

Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.

– Quando vocês trabalhem sobre a prioridade que Deus exigia do povo quanto à reconstrução do templo ao invés do tempo, esforço e investimento em suas próprias casas, utilizem a dinâmica “Semeais muito e recolheis pouco”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

– Utilização de recursos didáticos: quadro, marcador para quadro branco, mapa; mas, vocês podem escrever outras informações;

– Participação dos alunos na aula;

– Método audiovisual: quadro com o título da lição e mapa;

– Aplicação de 01 dinâmica para concluir a lição.

Dinâmica: Semeais muito e recolheis pouco

Objetivos:

Contextualizar o tema do perigo ao apego material dos judeus pós-cativeiro com a vida dos alunos.

Refletir sobre a mensagem de Ageu 1.6.

Material:

01 saco para presente do tipo metalizado

01 tesoura

01 cédula de 20,00 ou de outro valor maior

Procedimento:

Antes da aula:

Utilizando o tipo de saco metalizado para presente, cortem a parte de baixo do saco, deixando aberto dos 02 lados – façam isto em casa, para que os alunos não vejam.

Durante a aula:

– Apresentem um saco sem fundo, cortado da forma acima descrita. Os alunos não devem perceber essa retirada.

– Peguem uma cédula de 20,00 reais ou de outro valor e mostrem para a turma.

– Solicitem que um aluno se ponha de pé diante da classe e coloquem a nota de 20,00 reais dentro do saco.

Segurem o saco de forma que não apareça a parte de baixo aberta.

O que vai acontecer? A cédula vai cair no chão, passando pelo espaço aberto do saco(aquela parte retirada do fundo).

Isto vai causar surpresa e alguns alunos vão achar que o dinheiro não foi colocado dentro do saco.

Repitam a operação. Certamente vão observar que o saco não tem o fundo. Agora, expliquem a situação lendo Ageu 1.6:

 “Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado”.

– Falem: Aqui é uma demonstração da situação de apego financeiro e gastos pessoais, que levam ao consumo exagerado do dinheiro. Algo semelhante aconteceu com o povo judeu, quando voltou do cativeiro tendo como prioridade os recursos para suas casas e não para a reconstrução do templo. Mas, isto foi modificado com a atuação do profeta Ageu.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...