Dinâmica Jovens Lição 11: Julgamento Final: Novos Céus e Nova Terra

Dinâmica: A Nova Jerusalém

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição: Julgamento Final: Novos Céus e Nova Terra. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Para continuar a montagem da linha do tempo, coloquem a expressão Julgamento Final: Novos Céus e Nova Terra depois de “O Reino do Messias: O Milênio”.

– Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Utilizem a dinâmica “A Nova Jerusalém”, quando vocês abordarem sobre a Nova Jerusalém(item II da lição)

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

– Utilização de recursos didáticos:

Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;

Montagem da linha do tempo com mais um acontecimento;

Material da dinâmica;

– Participação dos alunos na aula;

– Método audiovisual: quadro com o título da lição, a linha do tempo;

– Aplicação de 01 dinâmica.

Dinâmica: A Nova Jerusalém

Objetivo: Introduzir o estudo sobre a Nova Jerusalém, conhecendo suas características.

Material:

Palavras e versículos para digitar(vejam no procedimento)

Tesoura

Fita adesiva

Procedimento:

Antes da aula:

Digitem as características separadas das respostas e referências

Separem cada uma delas

Depois digitem somente as referências e separem cada uma delas

Durante a aula:

– Perguntem: Quem deseja morar na Nova Jerusalém?

Aguardem as respostas. Espera-se que os alunos falem que desejar morar na Nova Jerusalém, até porque é um desejo de todo salvo em Cristo.

– Falem: É sobre a Nova Jerusalém o tema da lição de hoje. Que tal agora, conhecermos suas características?

– Entreguem para os alunos as referências e peçam para que eles procurem, leiam silenciosamente e deixem marcado.

– Enquanto isto coloquem no quadro as características(vejam abaixo em negrito), sem as respostas e as referências.

Obs: Estou colocando aqui as características, as respostas e as referências para facilitar e orientar o trabalho do professor. Os alunos não deverão receber as respostas.

Arquiteto/construtor): Deus(Hb 11.10)

Fundamento: 12 fundamentos com os nomes dos 12 apóstolos(Ap 21.14)

Formato: Cubo perfeito(Ap 21.16)

Tamanho: 12.000 estádios – o comprimento, largura e altura iguais(Ap 21.16)

Lugares: Muitos lugares(Jo 14.2)

Materiais: Jaspe, ouro puro(Ap 21. 18), 12 pedras preciosas(Ap 21.19), pérola(Ap 21.21)

Localização atual: No céu(Ap 21.2 e Gl 4.26)

Localização futura: Novo céu e nova terra(Ap 21. 1 e 2)

Governo: O próprio Deus(Ap 21.3)

Moradores: os crentes que lavaram suas vestes no sangue do cordeiro, inscritos no livro da vida(Ap 22.14)

Iluminação/lâmpada: A glória de Deus(Ap 21.23)

Muro: Alto com doze portas com os nomes das 12 tribos de Israel(Ap 21.12)

Praça: De ouro com vidro resplandecente(Ap 21.21)

Rio: Puro de água da vida(Ap 22.1)

Árvore da vida: No meio da praça(Ap 22. 14 e 19) que produzirá 12 frutos por mês, as folhas das árvores serão para saúde das nações

Trabalho: Os seus servos o servirão(Ap 7.15, Ap 22.3)

– Agora, leiam com os alunos cada característica e peçam em seguida que cada aluno, que recebeu uma referência, leia e identifique qual característica se relaciona com o versículo lido – outros colegas podem ajudar. Fixem a referência ao lado de cada característica. Isto deve acontecer até que todas as características sejam identificadas.

– Ao terminar, falem: Ainda há tempo de se preparar para o Arrebatamento e como consequência morar na Nova Jerusalém.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

COMENTÁRIOS

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?