Dinâmica Jovens Lição 13: Esperando Jesus Para Hoje

Dinâmica: Lá vem o noivo!

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição. Esperando Jesus Para Hoje. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

– Para concluir o estudo, utilizem a dinâmica “Lá vem o noivo”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

– Utilização de recursos didáticos:

Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;

Material da dinâmica;

– Participação dos alunos na aula;

– Método audiovisual: quadro com o título da lição e a demonstração da dinâmica;

– Aplicação de 01 dinâmica.

Dinâmica: Lá vem o noivo!

Objetivo:

Ilustrar e refletir sobre a preparação para a vinda de Jesus, o noivo, através da parábola das 10 Virgens

Material:

10 velas

05 caixas de palito de fósforos

05 caixas de palitos de fósforo vazia

01 véu de noiva pequeno

Procedimento:

– Após a leitura da parábola das 10 virgens, falem: A parábola das 10 virgens trata de uma festa de casamento. Naquela época e naquele lugar, o noivo ia ao encontro da noiva na casa do pai dela, levando consigo os familiares e amigos, que cantavam e conduziam tochas para iluminar o caminho, pois não havia energia elétrica. Após o encontro do noivo com a noiva, eles e os convidados iam para a festa de casamento.

– Falem: Vamos fazer aqui uma encenação sobre a parábola.

– Dependendo da quantidade dos alunos, vocês formam 01 casal(menino e menina) e os demais farão o papel das “moças prudentes e imprudentes”.

– Entreguem velas para os alunos e 01 caixa de palito de fósforos para as “moças” prudentes.

Da mesma forma, entreguem velas para os alunos e 01 caixa de palito de fósforos vazia para as “moças” imprudentes.

– Organizem um lugar para ser a casa da noiva e coloquem um véu sobre a cabeça dela.

– Peçam para que os dois grupos se posicionem formando um caminho.

– Então, peçam para que o noivo comece a caminhada até a casa da noiva.

Quando ele começar a andar pelo caminho, vocês(professores) falem alto: Lá vem o noivo.

Neste momento, os dois grupos devem acender as velas, somente 01 grupo vai conseguir(as prudentes) e seguirão o noivo até a casa da noiva.

O outro grupo que não conseguiu acender as velas deve pedir ao outro grupo palitos de fósforo, mas deve ser negado. Elas saem para comprar azeite e quando retornam batem na porta que está fechada, mas não será aberta.

– Para concluir, falem que nesta parábola há uma advertência para que estejamos preparados para a chegada o noivo, Jesus.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

COMENTÁRIOS

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?
%d blogueiros gostam disto: