Dinâmica jovens: Liderança e novos líderes

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A falta que faz um líder.  Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Para introduzir o estudo do som, apliquem a dinâmica “Liderança e novos líderes”.

– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Liderança e novos líderes

Objetivos:

Enfatizar a importância da liderança formar e treinar novos líderes.

Analisar as consequeências da falta de liderança para um grupo.

Material:

01 bexiga para cada aluno

Local de realização: Adequado para o uso de bexigas, não é bom que seja dentro do templo, pois vai chamar a atenção de outras classes.

Procedimento:

Antes da aula:

– Combinem com alguns alunos para que durante a atividade que será realizada, eles saiam deixando sua bexiga para que os que ficarem não a deixem cair.

Por exemplo, uma classe com 10 alunos, 01 deve ficar.

Na aula:

– Distribuam 01 bexiga para cada aluno e peçam para que encham e deem um nó para o ar não escapar.

– Solicitem para que fiquem em círculo e joguem as bexigas para cima.

– Em seguida, deem um comando para aqueles alunos que vocês falaram anteriormente comecem a sair, mas suas bexigas permanecerão.

– Retirem mais pessoas e deixem as bolas para que as que permaneceram tentem controlar todas as bolas.

– Continuem retirando até deixar uma pessoa.

– Não se preocupem quando os alunos começarem a reclamar, incentive-os a continuar lutando para dominar todas as bolas, até que eles percebam que não conseguem e parem.

– Façam uma reflexão sobre a atividade, apontando para a importância da cooperação de todos, enfatizando que o líder necessita de outros para poder trabalhar de forma exitosa.

O que eles perceberam quanto a falta de um líder para pedir ajuda aos colegas, incentivar para que os demais retornem para colaborar?

Alguém se dispôs voluntariamente a ajudar aquele que permaneceu até o final?

– Depois, falem:

Paulo, o líder, precisou de dois cooperadores, Timóteo e Epafrodito, preparados e capacitados para o serviço. Sigamos pois este exemplo(Fp  2. 19 e 25).

Moisés também precisou de colaboradores que tinham propósitos comuns, vejam:

“E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs” (Ex17. 11 e 12).

Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

Seu comentário...

Carrinho de compras
Rolar para cima
1
Aproveite as Ofertas de Hoje!
NOVIDADES DO DIA !!!
✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa:

Oferta de hoje! Aproveite...
✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

https://ebdinterativa.com.br/shopping

Lançamentos

https://ebdinterativa.com.br/loja-ebd/