Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: O que é Liderança Cristã. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Para iniciar o estudo da lição, apliquem a dinâmica “Liderança”.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Liderança
Objetivo: Introduzir o estudo sobre liderança.
Material:
Cédulas de dinheiro não verdadeiras, daquele tipo que se usa em jogos de criança ou que se compra em lojas de brinquedos.
A quantidade fica a critério do professor
Procedimento:
– Dividam a turma em grupos de 04 alunos.
– Entreguem para cada grupo as cédulas de dinheiro(não verdadeiras, daquele tipo que se usa em jogos de criança ou que se compra em lojas de brinquedos).
– Orientem que cada grupo vai decidir se precisa ou não de um líder e também o que vai fazer com o dinheiro.
– Observem como os grupos estão trabalhando.
– Depois, cada grupo vai apresentar como se organizou para a atividade. Para tanto, observem estas perguntas:
Escolheu um líder? Por quê?
Não escolheu um líder? Por quê?
Como foi decidido o que fazer com o valor que receberam?
Houve mais de uma sugestão do que fazer com o dinheiro? Como chegaram a um acordo?
O líder decidiu sozinho? Teve ajuda dos colegas? Escutou os colegas?
– Após, analisar como os alunos procederam diante dessa atividade de grupo e de liderança, falem que neste trimestre vamos estudar sobre o tema da liderança através de alguns personagens bíblicos.
– Agora, iniciem o estudo da lição.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz