Dinâmica jovens: Salomão
Lição 08: A liderança de Salomão
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A liderança de Salomão. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
Para introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Salomão”.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Salomão
Objetivo: Estudar sobre o personagem bíblico Salomão, enfatizando sua liderança.
Material:
02 cartolinas de cores diferentes
01 pincel atômico
02 quadros brancos
Procedimento:
Dias antes da aula:
Escrever, usando pincel atômico, as perguntas abaixo nas cartolinas. Cada pergunta deve estar escrita numa cartolina.
O que vocês se lembram sobre a vida de Salomão?
E sobre sua liderança?
Na aula:
– Coloquem as cartolinas nos quadros.
– Para iniciar o estudo sobre a vida e liderança de Salomão, perguntem para os alunos:
O que vocês se lembram sobre a vida de Salomão?
E sobre sua liderança?
– Aguardem e escrevam as respostas nas cartolinas correspondentes de forma objetiva.
– Depois, no decorrer da explanação da lição, quando vocês falarem algum ponto do tema e que tenha sido mencionado por algum aluno(a), falem:
Isto foi apontado por…(falar o nome do aluno).
Com isto eles se sentirão valorizados.
– Isto deve acontecer durante a explanação do tema.
– Depois, peçam aos alunos para que falem sobre o que aprenderam sobre a liderança de Salomão.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz