Dinâmica Lição 01: E Deu Dons aos Homens

Dinâmica: Tesouros em Vasos de Barro

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 –   Em seguida, façam a panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:

– Tema: Dons Espirituais e Ministeriais – Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário

– Capa:

O que vemos? Mãos levantadas.

O que isto tem a ver com o tema?

Sinaliza alguém que recebe algo do alto, isto é, os dons dados por Deus.

– Comentarista: Pastor Elinaldo Renovato de Lima

Apresentem informações sobre ele, vejam na interação da lição 01.

Se possível, mostrem uma foto dele.

– Lições do trimestre – apresentem da seguinte forma:

Leiam de forma alternada com os alunos, os títulos das 13 lições.

7 – Agora, trabalhem a lição 01: E Deu Dons aos Homens.

– Procurem definir o que seja “dom”, partindo das ideias dos alunos, depois acrescentem outras informações.

– Em seguida, utilizem a dinâmica “Tesouros em Vasos de Barro”, que proporcionará a reflexão de que os dons são tesouros dados por Deus.

– Agora trabalhem os pontos levantados na lição. Escrevam os 03 tipos de dons no quadro ou numa cartolina para que haja visualização e mais fixação dos nomes destes dons.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Tesouros em Vasos de Barro

Objetivo: Refletir sobre as dádivas, os tesouros que recebemos da Trindade.

Material:

01 vaso de barro pequeno

01 caixa revestida com papel dourado

¼ de uma folha de papel ofício com os dons digitados.

Procedimento:

– Leiam Gn 2.7a: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra…”

– Apresentem um vaso de barro e falem que este objeto representa nosso corpo, as pessoas, a humanidade.

Observação: dentro do vaso deve estar a caixa dourada.

– Falem: O homem gozava de um relacionamento precioso com Deus, mas com o pecado, o homem perdeu este tesouro( retirem a caixa dourada do vaso).

O homem perdeu a comunhão com Deus e ficou separado dEle, porém Deus por seu grande amor proveu a religação, através da salvação por meio de Jesus Cristo. Há dois grupos: os que não aceitam, preferindo permanecer sem o tesouro e os que aceitam, optando pelo resgate do tesouro.

– Leiam II Coríntios 4:6 e 7: “Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós”.

– Falem: Os que aceitam Jesus como Salvador, tem dentro de si um tesouro(coloquem a caixa dourada dentro do vaso).

– Falem também: Desde a conversão e no caminhar cristão, o Espírito Santo vem atuando em nossas vidas e recebemos dádivas espirituais, tesouros.

– Então, retirem do vaso a caixinha dourada e peçam para que 01 aluno abra pra ver o que é o tesouro. O aluno deverá ler o que contém o papel – a palavra DONS.

Por Sulamita Macedo.

Fonte:Atitude de Aprendiz

COMENTÁRIOS

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?
%d blogueiros gostam disto: