fbpx

Dinamica Adultos Lição 01: O Livro de Jó

A Fragilidade Humana e a Soberania Divina: Lições do Sofrimento e da Restauração de Jó

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Em seguida, façam uma panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:

– Tema: A Fragilidade Humana e a Soberania Divina: Lições do Sofrimento e da Restauração de Jó.

– Capa:

O que vemos?

04 homens: 01 deitado e 03 em pé ao lado deste.

O que a figura tem a ver com o tema?

A situação registrada na figura nos remete a Jó em estado de sofrimento e os 03 amigos Elifaz, Bildadee Zofar , conforme Jó 2. 11 a 13.

– Comentarista: Pastor José Gonçalves

Apresentem informações sobre ele, vejam na sessão “Interagindo com o Professor” da lição 01.

Se possível, mostrem uma foto dele.

– Lições do trimestre:

Apresentem os títulos das lições de forma alternada, professor – aluno.

07 – Agora, trabalhem a lição 01:

– Apresentem o título da lição: O Livro de Jó.

– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apliquem a dinâmica “O Livro de Jó”, para dar sequência aos pontos da lição.

– Vocês precisam pesquisar sobre gênero literário, texto poético e em prosa, figuras de linguagem(Metáfora e Paralelismo).

 Apresentem um mapa, para mostrar onde ficava a cidade de Uz, terra na qual Jó morava.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O livro de Jó

Objetivo: Apresentar visão panorâmica do livro de Jó.

Material:

Bíblia do aluno

Nomes digitados dos personagens do livro

01 rolo de fita adesiva

Procedimento:

– Falem que, na lição 01, vamos conhecer o livro de Jó através de uma visão geral. Mas, nas lições posteriores, vários pontos importantes para este escrito serão aprofundados.

– Então, peçam para que os alunos abram a Bíblia no livro de Jó.

– Perguntem:

Qual o personagem principal, os secundários e os coadjuvantes?

Quando falarem os nomes dos personagens, coloquem com fita adesiva os nomes deles em alguns alunos.

– Peçam para que os alunos que estão com nomes de Jó e seus amigos para que se posicionem diante da classe.

– Falem: Com estes personagens, vamos estudar sobre pontos de vista diferentes sobre as indagações: Por que os justos sofrem? Existe bondade desinteressada? Pode o homem compreender Deus?

– Ainda com a Bíblia aberta, solicitem para que procurem o nome do autor e se há alguma data que faça referência ao tempo em que foi escrito.

Aguardem as respostas.

Enfatizem que não é mencionada a autoria. Mas, era uma pessoa que conhecia a forma poética, apresentem as supostas indicações de autores conforme o conteúdo da lição.

Quanto ao tempo histórico, falem que foi na era patriarcal. Apresentem as evidências expostas na lição.

– Agora, façam um city tour pelo livro para apresentar a estrutura literária: prosa-poesia-prosa.

Vejam as delimitações da prosa e poesia nos capítulos no texto da lição.

– Para concluir, perguntem: Por que é importante estudar sobre o livro de Jó?

Aguardem as respostas.

Depois, leiam conjuntamente:

“Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança”(Romanos 15:4).

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

COMENTÁRIOS

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: