Dinâmica Lição 02: O Reino Dividido: Jeroboão e Roboão

Dinâmica: Conselhos

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

– Apresentem o título da lição: O Reino Dividido: Jeroboão e Roboão.

– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Utilizem um mapa da divisão do reino 

Mapa é um recurso didático, ao utilizá-lo vai chamar a atenção dos alunos e torna a apresentação documentada.

– Apliquem a dinâmica “Conselhos”, quando vocês estiverem trabalhando o conteúdo do Item II.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Conselhos

Objetivos:

Enfatizar o valor dos bons conselhos.

Promover integração entre os elementos do grupo.

Material:

01 quadro ou cartolina com o ditado popular “Se Conselho fosse bom, não se dava, vendia”.

¼ de uma folha de papel ofício

Material digitado com os conselhos da turma, para cada aluno.

Procedimento:

– Falem: Vocês já receberam conselhos. Que tipo de conselho eram? Quem deu o conselho? E vocês aceitaram o conselho?

Observem as respostas. Pode ocorrer relato de bons e maus conselhos, mas enfatizem a importância dos bons conselhos e como discernir entre um bom e mau conselho.

– Coloquem no quadro ou cartolina o seguinte ditado popular:

“Se Conselho fosse bom, não se dava, vendia”.

– Depois, perguntem:

O que vocês acham desta afirmação?

Em quais circunstâncias alguém menciona esta frase?

Observem as respostas e reflitam sobre a importância dos bons conselhos.

– Depois, entreguem ¼ de uma folha de papel ofício para cada aluno.

– Peçam para que eles escrevam um conselho para um dos colegas da classe.

– Peçam para que eles entreguem os conselhos para os colegas.

Observem se alguém ficou sem receber conselho, então entreguem um conselho para esta pessoa. Estes conselhos deverão ser organizados, por vocês, em casa com antecedência.

– Os colegas devem ler para a turma o conselho recebido.

– Depois, recolham todos os conselhos, digitem e levem para a turma na aula seguinte com o seguinte título “Conselhos da Classe…”(nome ou número da classe). Entreguem a coletânea de conselhos para cada aluno.

– Devolvam os conselhos para os respectivos donos(aqueles que os alunos receberam dos colegas).

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de aprendiz

COMENTÁRIOS

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?
%d blogueiros gostam disto: