Dinâmica Lição 04: A degeneração da liderança sacerdotal

Adultos: O Governo divino em mãos humanas – Liderança do Povo de Deus em 1º e 2º Samuel

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

EBD Em Foco

– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

– Apresentem o título da lição: A degeneração da liderança sacerdotal.

– Para introduzir o estudo, apliquem a dinâmica “O Salário do Pecado”.

– Trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

– Para finalizar, leiam o texto “A Escolha”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Salário do Pecado

Objetivo:

Refletir sobre o pecado que originou a morte física e espiritual.

Material:

02 alunos(01 aluno e uma aluna)

Frutas variadas

01 cartolina preta

Procedimento:

– Peçam para que o menino e a menina se posicionem diante da turma e falem que o casal representará Adão e Eva.

– Coloquem uma cesta com vários tipos de fruta diante deles.

– Leiam Gn 2. 15 a 17:

“E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.

– Falem: Lemos nestes versículos acerca da orientação de Deus sobre o que podiam ou não comer dos frutos do jardim.

Escolham 01 fruta e digam que ela vai representar a árvore do conhecimento do bem e do mal.

– Falem: Mas, Adão e Eva desobedeceram:

Leiam: “E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela”(Gênesis 3:6).

Neste momento, “Eva” deve comer parte da fruta proibida e depois passar para “Adão”.

– Falem: Qual foi o pecado?

Certamente vão falar que foi a desobediência.

– Entreguem a metade da cartolina preta para o menino e a outra parte para a menina e falem que representa o pecado.

– Depois, leiam: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”(Romanos 5:12).

– Peçam para que o casal distribua pedaços de cartolina preta para todos os alunos, simbolizando que todos pecaram.

– Falem: Agora, temos um problema sério – o pecado e a morte.

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor”(Rm 6.33).

Vamos agora estudar sobre as consequências do pecado dos filhos do sacerdote Eli.

Por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão

A Escolha

Eu acompanhei o momento em que uma jovem mãe tentava induzir seu filho de dois anos de idade a fazer uma escolha. “Você pode comer peixe ou frango”, ela lhe disse. Ela limitou as opções, pois a criança era muito pequena para compreender além disso.

As escolhas com frequência permitem diversas opções e devem dar espaço para que o indivíduo rejeite algumas alternativas.

Adão e Eva estavam no melhor ambiente possível. Deus dera liberdade para que comessem de todas as árvores no Éden. Ele estabeleceu limites ao redor de uma árvore apenas! Eles tinham uma escolha e não era necessária muita sagacidade para escolher sabiamente. Mas a opção deles foi trágica.

Alguns culpam Deus pelo que consideram Suas restrições e podem até acusá-lo de tentar controlar suas vidas. Mas Deus nos dá uma escolha, assim como a deu a Adão e Eva.

Sim, Deus estabelece limites, para nos proteger. Davi compreendeu isto. Ele escreveu: “Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos… Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. De todo mau caminho desvio os pés, para observar a tua palavra”(Salmo 119.98 e 101).

Deus se importa tanto conosco que nos dá limites para que escolhamos corretamente. CPH

Fonte: Nosso Andar Diário.

Extraído: ATITUDE DE APRENDIZ

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