Dinâmica Lição 09: Paulo e sua Dedicação aos Vocacionados
Dinâmica: Aprendendo com Paulo – O Mentor
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!
– Apresentem o título da lição: Paulo e sua Dedicação aos Vocacionados, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
– Apresentar 01 mapa para apontar a cidade Éfeso.
Mapa é um recurso pedagógico e torna a apresentação documentada.
– A lição apresenta 02 perguntas, no item II:
Quem eram os judaizantes?
Quem eram os gnósticos?
Aproveitem e orientem os alunos para realizar uma Pesquisa Orientada sobre judaizantes e gnósticos, atendo-se ao contexto da situação enfrentada pelo apóstolo. Por isso, que é uma pesquisa orientada por delimitar o tema e não ser de forma abrangente.
Esta pesquisa será realizada pelos alunos durante a semana e, no dia da aula, eles apresentam o que pesquisaram. Vejam qual a melhor forma de apresentação(oral, material impresso e/ou cartaz) e o tempo para este fim.
Vocês precisam orientar os alunos sobre a pesquisa pelo grupo de WhatsApp da turma e tirar dúvidas quando necessário.
– Apliquem a dinâmica “Aprendendo com Paulo – O Mentor”.
– Trabalhem o conteúdo da lição, lembrando de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
– Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco, mapa; material da dinâmica;
– Pesquisa orientada para a delimitação da pesquisa, com utilização do WhatsApp da turma;
– Método audiovisual: 01 forma de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição; apresentação de 01 mapa; dados da pesquisa se impressos ou em cartaz; mas, vocês podem escrever outras informações.
– Participação dos alunos na aula;
– Aplicação de 01 dinâmica, para conclusão da aula.
Dinâmica: Aprendendo com Paulo – O Mentor
Objetivos:
Estudar sobre o tipo de liderança de Paulo e capacidade dos seus liderados, Timóteo e Epafrodito.
Sensibilizar os líderes para que tenham Paulo como modelo de líder.
Material:
Figuras de médico, dentista, motorista e professor
Pedaço de cartolina vermelha para cada aluno
Pedaço de cartolina verde para cada aluno
01 folha de papel madeira
Procedimento:
– Coloquem no quadro 04 figuras e façam as seguintes perguntas:
Médico: Vocês confiariam num médico sem experiência para se operar?
Dentista: Vocês fariam um tratamento dentário com uma pessoa que se diz dentista, e é muito procurado pelos clientes para realizar procedimentos?
Motorista: Vocês fariam uma viagem com um motorista que nunca dirigiu um ônibus e tem pouca experiência no volante?
Professor: Vocês fariam um curso com um professor que não apresenta capacidade, habilidade e conhecimento sobre o tema do curso?
– Observem as respostas e reflitam sobre elas. Certamente as respostas serão negativas, tendo em vista a falta de preparação desses profissionais.
– Perguntem: Por que Paulo escolheu Timóteo e Epafrodito para substituí-lo em Filipos?
Timóteo e Epafrodito foram preparados, tinham qualidades e eram capazes de exercer esta função, pois Paulo, como líder e mentor deles, reconheceu neles, os liderados, condições para exercer este serviço.
O que é mentor? Pessoa que aconselha, ensina ou guia(dicionário Michaelis).
Temos em Paulo um modelo de liderança servidora.
– A liderança é algo muito comum no nosso cotidiano, quer seja na nossa família, na igreja, no trabalho etc. Ora somos líderes, ora liderados. Vivenciamos posturas diferentes de líderes, porém esta lição enfatiza os princípios da liderança servidora.
– Perguntem quais as formas de liderança exercidas, de um modo geral, por aquele grupo e anotem as respostas num quadro.
Por exemplo, Pastor, Líder do Setor, Superintendente da EBD, dirigente de Círculo de Oração, Comissão de Visitas, regente de conjunto ou coral, professor(a) da EBD, pregador(a), mãe, pai etc
– Distribuam dois pedaços de cartolina verde e vermelha para cada aluno e solicitem aos alunos para destacarem um ponto positivo(cartolina verde) e um negativo(cartolina vermelha) da liderança que eles exercem; não precisa de identificação dos nomes dos alunos; colem numa folha de papel madeira, separando-os em duas colunas; o grupo deverá identificar quais características precisam melhorar ou aquelas que necessitam continuar.
– Trabalhem com a turma o conteúdo da lição, observando sempre como os princípios dessa liderança podem ser absorvidos ou melhorados nas nossas ações.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz