fbpx

Dinâmica adultos Lição 10: Só o Evangelho Muda a Cultura Humana

Após o estudo da lição, entreguem para cada aluno uma folha de papel ofício, conforme descrição no item “Material”.

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

– Apresentem o título da lição: Só o Evangelho Muda a Cultura Humana.

– Trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

– Para concluir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Livro das Vidas Transformadas”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Observação importante:

Caso vocês ensinem em uma classe composta por mulheres ou mista, não se esqueçam de homenagear as mulheres pelo seu dia – 08 de março. Para isto, organizem o tempo de aula, separando um momento final para este fim.

Vejam, na categoria “Dinâmicas para Eventos Femininos”, deste blog, sugestões de homenagem. Há 16 dinâmicas, escolham uma para homenagear suas alunas!

Dinâmica: Livro das Vidas Transformadas

Objetivos:

Enfatizar que o evangelho de Jesus transforma vidas.

Socializar como ocorreu a conversão dos alunos.

Material:

01 caneta e 01 folha de papel ofício para cada aluno, com um traço horizontal dividindo-a ao meio; na parte superior, escrever “Antes da Conversão” e na inferior “Depois da Conversão”.

Procedimento:

– Após o estudo da lição, entreguem para cada aluno uma folha de papel ofício, conforme descrição no item “Material”.

– Orientem os alunos para que escrevam de forma objetiva como era a vida deles antes e depois da conversão, onde, como e quando ocorreu esta transformação. No final da folha, escrever o nome completo. Estipulem aproximadamente 15 minutos para esta finalidade.

– Peçam que pelos menos 02 alunos falem o que escreveram.

– Depois, recolham todas as folhas e digam que vão encadernar, para formar um “livro”.

Digitem na capa o seguinte título “Livro das Vidas Transformadas”; acrescentem ainda nesta primeira página, o local, a data e o nome ou número da classe;

Na segunda folha, podem ainda fazer um índice com a sequência dos nomes dos alunos e a numeração das folhas.

Se preferir, vocês podem também colocar uma justificativa desta atividade como também folhas em branco para algum registro posterior.

– Falem que na próxima aula, vocês trarão este “livro” e através de um sistema de empréstimo semanal, cada aluno poderá ter acesso aos relatos dos colegas sobre a conversão deles.

Por Sulamita Macedo.

Fonte. Atitude de aprendiz

COMENTÁRIOS

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: