Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Jovens Lição 2: João Batista: Preparando o caminho

Data: 09 de Janeiro de 2022

TEXTO PRINCIPAL

Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.” (Jo 1.6,7).

RESUMO DA LIÇÃO

João, o evangelista, nos apresenta João, o Batista, que veio dar testemunho de Jesus.

LEITURA DA SEMANA

SEGUNDA — Lc 1.36

O precursor

TERÇA — Lc 1.5,6

Gabriel anuncia o precursor

QUARTA — Jo 1.6,7

O ministério do precursor

QUINTA — Jo 1.23

Voz do que clama no deserto

SEXTA — Lc 1.13,14

Escolhido desde o ventre materno

SÁBADO — Mt 11.13

Último profeta veterotestamentário

OBJETIVOS

  • APRESENTAR a origem do precursor de Jesus Cristo, João Batista;
  • APONTAR a mensagem do precursor;
  • SABER que a pregação de João Batista apresentava Jesus como o Verbo de Deus e que ele foi o último profeta do Antigo Testamento.

INTERAÇÃO

Na lição deste domingo estudaremos a respeito de João Batista. O último profeta do Antigo Testamento que teve como missão divina preparar o caminho para Jesus, o “Verbo que se fez carne”. Seu nascimento se deu de forma sobrenatural, já que seus pais eram idosos. Ele foi enviado por Deus, como cumprimento profético, por isso era um profeta e nazireu. Exerceu seu ministério no deserto, comendo e se vestindo de modo bem singular. Sua missão era apregoar a mensagem divina a uma geração que estava cega pelo pecado, por isso a sua mensagem não era popular, mas o profeta de Deus não estava preocupado com notoriedade. Ele apregoava o arrependimento dos pecados, uma mensagem intensa para muitos que não queriam uma mudança de vida. João Batista também anunciava a vinda do Messias.

No decorrer da lição, procure mostrar aos alunos que aqueles que estão “cegos” pelo pecado e perdidos neste mundo tenebroso, ainda precisam de nós, servos(as) de Deus. Precisamos testificar a respeito do “Verbo que se fez carne” e preparar esta geração para o Arrebatamento da Igreja.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Para a aula desta semana, sugerimos que você peça aos alunos que citem algumas características de João Batista. À medida que forem falando vá tomando nota no quadro. Em seguida apresente a tabela abaixo e mostre aos alunos as qualidades de João Batista. Conclua explicando que Deus também deseja nos dar essas características para que possamos anunciar sua Palavra.

JOÃO BATISTA

1 — O mensageiro designado por Deus para anunciar a chegada de Jesus como o Salvador.

2 — Um pregador cuja mensagem tinha como tema o arrependimento.

3 — Um confrontador destemido.

4 — Conhecido por seu notável estilo de vida.

5 — Não era transigente em relação à Palavra de Deus e à fé.

TEXTO BÍBLICO

João 1.6-8,15,16,24-27.

6 — Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.

7 — Este veio para testemunho para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.

8 — Não era ele a luz, mas veio para que testificasse da luz.

15 — João testificou dele e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: o que vem depois de mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.

16 — E todos nós recebemos também da sua plenitude, com graça sobre graça.

24 — E os que tinham sido enviados eram dos fariseus.

25 — E perguntaram-lhe, e disseram-lhe: Por que batizas, pois, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?

26 — João respondeu-lhes, dizendo: Eu batizo com água, mas, no meio de vós, está um a quem vós não conheceis.

27 — Este é aquele que vem após mim, que foi antes de mim. do qual eu não sou digno de desatar as correias das sandálias.

COMENTÁRIO DA LIÇÃO

INTRODUÇÃO

Na lição desta semana, veremos a fundamental importância do testemunho para a implantação e expansão do Reino de Deus.

No seu relacionamento com as pessoas, nosso Deus sempre se valeu do próprio ser humano para revelar sua vontade e propósito, gerar fé nos corações e construir relacionamentos.

Veremos também como João, o evangelista, nos apresenta João, o Batista, que veio dar testemunho de Jesus.

Compreenderemos como o ministério desse precursor era necessário para denunciar o sistema pecaminoso reinante em Israel, preparando o caminho para o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

I. A ORIGEM DO PRECURSOR

1. Das montanhas de Judá. Lucas é o único dos evangelistas que registra informações do nascimento de João, que passaria a ser identificado como “o Batista”, aquele que batiza, segundo o Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. O texto sagrado não menciona sua cidade de origem, senão que ficava na região montanhosa de Judá (Lc 1.39). A tradição cristã a identifica como a atual Ein Kerem, vila que pertence à Jerusalém Ocidental. Maria foi para lá, após receber o anúncio da concepção de Jesus, visitar sua prima Isabel, grávida já havia seis meses (Lc 1.36). O precursor, portanto, nasceu antes do Messias.

2. O anúncio a Zacarias. O plano de Deus estava sendo fielmente executado. O mesmo Gabriel que visitou Maria e anunciou-lhe a obra do Espírito Santo para a encarnação do Filho de Deus (Lc 1.26-36), já havia estado com o sacerdote Zacarias, homem justo e temente a Deus (Lc 1.5,6), anunciando-lhe o nascimento de João, o precursor do Messias (Lc 1.13-19). Zacarias e Isabel, assim como Simeão e Ana, nos mostram que mesmo diante da apostasia e do declínio moral reinantes naquele tempo, alguns judeus piedosos serviam a Deus e perseveravam em oração, esperando a consolação de Israel, prometida pelos profetas (Lc 2.25-38).

3. O cumprimento profético. O anúncio do nascimento de João Batista foi feito em cumprimento à profecia do Antigo Testamento. O anjo Gabriel cita Malaquias 4.5,6 ao falar do ministério de João: “E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus, e irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos e os rebeldes, à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto” (Lc 1.16,17).

Mas a principal profecia do precursor é a que o próprio João Batista menciona para apresentar-se aos judeus que lhe indagavam a respeito de quem era: “Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías” (Jo 1.23). Esta citação é extraída do capítulo 40 de Isaías (v.3), que inaugura a seção do livro a qual anuncia livramento ao povo de Israel e é comparada como o “Novo Testamento” dentro do livro.

Isaías é considerado o livro mais messiânico do Antigo Testamento e uma Bíblia em miniatura: do capítulo 1 ao 39, teríamos uma representação do Antigo Testamento: do 40 ao 66, a do Novo Testamento, completando os 66 capítulos (mesmo número de livros da Bíblia). É bem significativo, portanto, que a referência ao precursor do Messias apareça logo no início do capítulo 40, pois João Batista veio justamente no começo da era cristã.

SUBSÍDIO I

Prezado(a) professor(a), converse com seus alunos explicando que em geral avaliamos as pessoas pelo que elas vestem. Em seguida, faça a seguinte indagação: “Qual seria a nossa avaliação em relação ao modo de se vestir, comer e se comportar de João Batista?”. Ouça os alunos e incentive a participação de todos. Depois, explique que “João realmente não estava interessado em ser singular. O que ele queria fazer, mais do que qualquer coisa, era obedecer a Deus. E ele não tinha medo de pedir aos outros que fizessem o mesmo. João sabia que tinha um papel a desempenhar. Sua tarefa era dizer ao mundo que o Salvador estava prestes a chegar”.

II. A MENSAGEM DO PRECURSOR

1. O estabelecimento de uma ruptura. O ministério de João representa um claro recorte espiritual. Um chamado ao arrependimento diante do quadro degradante vivido pelos judeus. Sectarismo, apostasia, politização, corrupção moral e indiferença eram as principais marcas do judaísmo de então, Essênios, zelotes, herodianos, fariseus e saduceus eram os principais grupos representativos da babel política e religiosa que Israel havia se transformado.

João aparece no deserto da Judeia para marcar a chegada de um novo tempo. Uma necessária ruptura com o pervertido sistema religioso reinante, preparando a chegada do Salvador. Para tanto, a ferramenta estava posicionada: “…está posto o machado à raiz das árvores: toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo” (Mt 3.10).

É importante considerarmos essa característica predominante no ministério de João Batista, para entendermos sua mensagem e propósito.

Um homem simples, vestia-se de pelos de camelo e um cinto de couro e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre (Mt 3.4), a quem acorriam as multidões de “Jerusalém [e de] toda a Judeia, e toda a província adjacente ao Jordão” (Mt 3.5). Estava consciente de seu papel: “É necessário que ele cresça e que eu diminua” (Jo 3.30).

2. Um enviado de Deus. A autoridade de João Batista decorria de ele ser um enviado de Deus. Foi escolhido desde o ventre e preparado na escola divina (Lc 1.13-27). Entendeu e aceitou inteiramente o propósito de Deus para sua vida. Era o último dos profetas do Antigo Testamento (Mt 11.13; Lc 16.16).

3. Uma mensagem contundente. João Batista pregava o arrependimento para perdão dos pecados. Sua mensagem era contundente: “Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai, porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão” (Lc 3.78).

O Batista não se iludia com religiosidades. Tinha uma mensagem transformadora, que exigia de todos mudança de atitudes: “Quem tiver duas túnicas, que reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, que faça da mesma maneira”; de caráter, como dito aos cobradores de impostos e aos soldados respectivamente: “Não peçais mais do que aquilo que vos está ordenado”; “A ninguém trateis mal, nem defraudeis e contentai-vos com o vosso soldo” (Lc 3.11-14).

Essa mensagem despertou a consciência dos homens acerca de seu estado pecaminoso, preparando o caminho para a chegada do Messias, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29).

SUBSÍDIO II

Professor(a), explique que “João advertiu a respeito do juízo iminente, comparando os que recusavam a viver à maneira de Deus à palha, que é a casca externa e inútil do trigo. Em contraste, João comparou os que se arrependem e transformam suas vidas com o próprio trigo nutritivo. Os que se recusarem a ser usados por Deus serão descartados, porque não tem valor para a promoção da obra de Deus. Aqueles que se arrependem e creem, no entanto, terão grande valor aos olhos de Deus, porque estarão iniciando uma nova vida de serviço produtivo para Ele”.

III. O VERBO, O PREGADOR E A PREGAÇÃO

1. O último dos profetas do Antigo Testamento. O profetismo sempre fez parte da ação de Deus na revelação de sua vontade e propósitos para a humanidade, especialmente ao povo de Israel. Como já vimos, João foi o último representante desse ministério no Antigo Pacto (Lc 16.16). O ofício persiste no Novo Concerto, mas não nos moldes veterotestamentários, pois agora temos o Cânon Sagrado.

O Novo Testamento cita diversas vezes os profetas atuando na Igreja (At 11.27; 131; 15.32; 21.10). Apesar de atualmente não haver reconhecimento nominal ou designativo, o ministério profético continua existindo como função, no poder do Espírito. Aliás, antes de compreendermos os dons ministeriais como títulos ou cargos, precisamos considerá-los como funções. dentro do propósito exposto especialmente em Efésios 4.11-16 e 1Coríntios 12.28.

2. A importância da pregação. João Batista foi enviado para dar testemunho de Jesus, o Verbo encarnado, “para que cressem por ele” (Jo 1.7). Isso nos mostra a imprescindibilidade e a seriedade da pregação. Como instrumento necessário à fé (Rm 10.17), a exposição do Evangelho deve ser feita com zelo e profunda responsabilidade. Não podemos brincar e nem aceitar que brinquem com a pregação em nossos púlpitos, ou em qualquer outro espaço vinculado à igreja. Também não podemos concordar que esse ofício sagrado seja banalizado mesmo em ambientes privados ou por meios particulares, como as redes sociais. O que está em jogo é a salvação de vidas (At 2.40).

3. O perigo do estrelismo. Para muitos, a pregação tem se transformado em uma carreira rumo ao estrelato, em busca de fama e vantagens econômicas. Precisamos amar a Palavra de Deus, conhecê-la e ter com ela profundo compromisso, para que possamos discernir heresias, bizarrices e meros espetáculos.

A verdadeira pregação neotestamentária é cristocêntrica e marcada pelo poder do Espírito Santo; promotora e receptiva à manifestação dos dons espirituais disponíveis à Igreja. Ela não é fria ou formal e nem fundamentada em filosofias. Como disse Paulo: “Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado” (1Co 2.2). Paulo era um intelectual, educado aos pés de Gamaliel, reconhecido mestre judeu (At 5.34), poliglota e conhecedor da filosofia e da poesia de seu tempo (At 17.15-30). Ele sabia que não podia valer-se desse conhecimento para trazer seus ouvintes à fé em Cristo. Isso só é possível pela exposição das Escrituras no poder do Espírito.

SUBSÍDIO III

Prezado(a) professor(a), explique aos alunos que “o anjo que anunciou o nascimento de João a Zacarias deixou claro que esse menino deveria ser um nazireu — uma pessoa consagrada ao serviço de Deus. Ele sabia que tinha uma função específica a desempenhar no mundo, anunciar a vinda do Salvador, e ele dedicou todas as suas energias a essa tarefa. Esse homem de aparência selvagem falava com uma autoridade irresistível. As pessoas se emocionaram com suas palavras, porque ele dizia a verdade, desafiando-as a se afastarem dos seus pecados, e batizando-as como um sinal do seu arrependimento. Mas, embora as pessoas corressem até ele, João apontava além de si mesmo, nunca se esquecendo de que sua principal função era anunciar a vinda do Salvador”.

CONCLUSÃO

João Batista exerceu fielmente seu ministério, tendo cumprido integralmente a vontade de Deus em sua vida. Deixa-nos o exemplo de quão importante é compreender e aceitar o que Deus espera de nós, para que nossa vida seja plena expressão de sua vontade. João Batista testificou de Cristo como seu precursor. Que sejamos testemunhas de seu poder salvífico e de seu reino eterno, que não tarda se manifestar.

ESTANTE DO PROFESSOR

DEVER, Mark. A Mensagem do Novo Testamento: Uma Exposição Teológica e Homilética. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.

HORA DA REVISÃO

1. Qual o único evangelista que registra informações do nascimento de João Batista?

Lucas é o único.

2. Quem anunciou Zacarias o nascimento de João Batista?

O anjo Gabriel.

3. Quem o anjo Gabriel citou ao falar do ministério de João Batista?

Ele citou Malaquias 4.5,6.

4. Quais as principais marcas do judaísmo durante o ministério de João Batista?

O sectarismo, apostasia, politização, corrupção moral e indiferença.

5. O que pregava João Batista?

Ele pregava o arrependimento para perdão dos pecados.

 

 

Fonte:Estudantes da Biblia

 

 

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...