Dinâmica – Lição 11: Missões e a Igreja Perseguida (Adultos)
Dinamize sua aula e garanta maior aprendizado. com desafios e slides. Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
[vc_row][vc_column][vc_column_text]
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Missões e a Igreja Perseguida. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Igreja Perseguida”.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
– Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Igreja Perseguida
0bjetivos:
Estudar sobre os problemas enfrentados pela obra missionária.
Introduzir o estudo sobre a Igreja Perseguida e como ajudá-la.
Material:
01 quadro branco
01 pincel marcador de quadro branco
01 envelope com a identificação IGREJA PERSEGUIDA
01 folha A4 com as seguintes frases escritas ou digitadas: “Perseguição no passado e na atualidade” e “Como ajudar a Igreja Perseguida”. Colocar esta folha dentro do envelope.
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
Antes da aula: utilizando a fita adesiva, coloquem embaixo de 01 cadeira ou de 01 banco o envelope com o conteúdo já citado no item material
Durante a aula:
– Perguntem: Quais os problemas e dificuldades que a obra missionária tem enfrentado no passado e na atualidade?
Aguardem as respostas dos alunos e anotem cada uma no quadro branco.
– Falem: Vocês citaram vários dificuldades com relação a execução da obra missionária. Mas, tem um que merece hoje nossa atenção. Mas, onde ele está? Vocês precisam procurá-lo.
Não deem nenhuma dica da localização. Caso haja dificuldade, falem que está debaixo de 01 cadeira ou 01 banco.
Quando for encontrado o envelope, 01 aluno deve ler a identificação e abrir para conhecer o conteúdo dele.
– Falem: Este envelope não estava fácil de encontrar, pois estava escondido. Daí, a dificuldade para encontrá-lo. Há irmãos da igreja perseguida que têm dificuldade para exercer sua fé declaradamente, isto é, de forma visível, porém fazem às escondidas devido a perseguição e ameaças, inclusive de morte.
É sobre este tema que vamos estudar na aula de hoje.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]