fbpx

Dinâmica – Lição 12: A Conduta do Crente em Relação à Família

A exposição do tema da aula na EBD é realizada através da Aula Expositiva ou Preleção que é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.

Professoras e professores, observem estas orientações: 

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, que vocês tiveram este momento de contato com os alunos, podem iniciar o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

– Apresentem o título da lição: A Conduta do Crente em Relação à Família.

A exposição do tema da aula na EBD é realizada através da Aula Expositiva ou Preleção que é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.

Mas, vocês já sabem disto, não é? Que bom!

Entretanto, quero enfatizar que esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… e tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada. Vejam estas sugestões para melhor compreensão do tema.

Utilizem a dinâmica “Casamento”, para demonstrar que o casamento que Deus criou é monogâmico, heterossexual e indissolúvel.

– A visualização chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo exposto.

Escrevam no quadro, as seguintes expressões:

Conduta do marido

Conduta da esposa

Conduta do filho

Desta forma, a apresentação ficará mais didática e aprendizagem será mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Casamento

Objetivo: Demonstrar que o casamento que Deus criou é monogâmico, heterossexual e indissolúvel.

Materiais:

1 jarra para suco(com capacidade de aproximadamente 4 litros)

Água gelada

2 envelopes de suco(qualquer sabor)

Copos descartáveis(01 para cada aluno)

1 colher grande

7 colheres de sopa de açúcar

2 depósitos pequenos

Nomes HOMEM e MULHER digitados

Procedimento:

– Colem os nomes HOMEM e MULHER, um em cada depósito.

– Encham a jarra com água gelada.

– Coloquem o açúcar num depósito(MULHER) e o pó do suco em outro(HOMEM).

– Falem que Deus criou o homem e viu que ele estava só, derrame o pó do suco na jarra com água, fale agora que Deus fez a mulher, derrame o açúcar na jarra com água.

– Falem que o casamento que Deus criou é monogâmico, 1 homem e 1 mulher. Fale ainda que o casamento que Deus fez é heterossexual, mulher e homem.

– Depois falem que Deus fez o casamento para durar para sempre, ou seja, indissolúvel(não pode separar). Neste momento, peguem a colher e mexam o suco da jarra.

– Agora, perguntem se pode separar o açúcar do pó de suco.

 Aguardem as respostas. Em seguida falem que aquilo que Deus uniu não separe o homem (Mt 19.3b). Falem que Deus não aprova o divórcio apenas permite no caso de infidelidade ou abandono de um dos cônjuges.

– Em seguida distribuam o suco nos copos descartáveis.

Dinâmica de autoria de Robson Nascimento, professor visitante deste blog.

Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.

Fonte. Atitude de Aprendiz

COMENTÁRIOS

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: