Dinâmica Lição 12: O Reinado de Josias

Quadro e marcador são recursos didáticos.Sublinhem o nome Josias e falem: Escutem o que a Bíblia nos fala deste rei.“E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao Senhor com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças, conforme toda a lei de Moisés; e depois dele nunca se levantou outro tal”(II Rs 23.25).- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.Utilizem um mapa para mostrar o reino do Sul(Judá).Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.- À medida que o conteúdo for sendo estudado, escrevam no quadro ou outro material os feitos realizados por Josias, utilizando uma palavra ou pequenas expressões.- Para concluir, utilizem a dinâmica “A Chave do avivamento”.Tenham uma excelente e produtiva aula!Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;- Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco, mapa e material da dinâmica;- Método audiovisual: 02 formas de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição; sublinhar o nome Josias; as expressões ou palavras referentes aos feitos do rei Josias; mas, vocês podem escrever outras informações;- Participação dos alunos na aula;- Aplicação de 01 dinâmica, como contextualização do tema.Dinâmica: A Chave do avivamentoObjetivo:Contextualizar o tema do avivamento ocorrido na época do rei Josias(reino do Sul, Judá).Enfatizar a importância de atitudes que conduzem ao avivamento.Material: 01 chave de metal ou confeccionada de cartolina com tamanho ampliado.Observação: os alunos podem utilizar cada um a sua chave de casa ou de um carro.Procedimento:- Apresentem a chave para os alunos- Perguntem aos alunos: Para que serve uma chave?Aguardem as respostas. Normalmente, apenas é mencionado o ato de abrir, porém não se esqueçam que também a chave é utilizada para fechar.- Falem: Acabamos de estudar sobre várias ações que impediam ao povo de Judá um relacionamento correto com Deus(chave para fechar). Porém, o rei Josias conduziu o povo ao avivamento(chave para abrir).- Falem: Quais ações podem abrir e/ou fechar o avivamento na nossa vida, hoje, que estamos no século XXI, na cidade de....(falar o nome da cidade)?- Para responder, dividam a turma em 02 grupos.O grupo 01: chave para fechar o avivamentoExemplo: falta de santidade, distanciamento de Deus, falta de leitura e observância da BíbliaO grupo 02: chave para abrir o avivamentoExemplo: ler e obedecer a Palavra de Deus, orar, coração quebrantado etc.- Estipulem um tempo máximo de 05 minutos para esta atividade.Cada grupo deve apontar pelo menos até 05 ações.- Em seguida, os alunos devem apresentar de forma objetiva.Neste momento, fiquem atentos as respostas. Se necessário, corrijam algo ou acrescentem outras informações.- Para finalizar, leiam:“Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia”(Habacuque 3:2).Por Sulamita Macedo.Para conclusão do trimestre:Material:02 folhas de papel madeira ou cartolina02 quadros brancosPincel atômico ou marcador para quadro brancoAtividade:Na folha 01: escrever o título “Reis que fizeram reto diante de Deus”Os alunos devem apontar os nomes e atitudes destes reisNa folha 02: escrever o título “Reis que fizeram mal diante de Deus”Os alunos devem apontar os nomes e atitudes destes reisDepois, para concluir enfatizem qual as consequências que eles ocasionaram para si próprios e para o povo de Israel.Por Sulamita Macedo.Postado por Sulamita Macêdo às 13.9.21 0 comentários Marcadores: Subsídio Pedagógico Adultos 2021 Jovens: Vigilância, Justiça e o Culto a Deus - Um chamado para a Igreja nos Escritos dos Profetas Menores.Lição 12: Zacarias: O Messias, a Pedra AngularProfessoras e professores, observem estas orientações:1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:- Cumprimentem os alunos.- Perguntem como passaram a semana.- Escutem atentamente o que eles falam.- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Zacarias: O Messias, a Pedra Angular. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.- Apresentem o título da lição: Zacarias – o Reinado do Messias.- Iniciem o estudo da lição, falando: A aula de hoje será sobre o livro de profeta Zacarias, o décimo primeiro de uma série de 12 livros que compõem os Profetas Menores.- Durante a semana, solicitem via grupo de WhatsApp da turma para que os alunos façam uma pesquisa sobre o contexto histórico do livro de Zacarias.Agora, no momento da aula, peçam para que eles falem sobre o que pesquisaram.- Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.Para o item II, utilizem um mapa para mostrar as seguintes cidades: Babilônia(lugar do cativeiro do reino do sul), Jerusalém(lugar do retorno) e Betel(lugar da comitiva).Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.Ao trabalhar o item III(Falando do Messias), utilizem a dinâmica “O Milênio”.Tenham uma excelente e produtiva aula!Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;- Utilização de recursos didáticos:Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;Mapa;- Pesquisa sobre o contexto histórico;- Participação dos alunos na aula;- Método audiovisual: quadro com o título da lição e o mapa;- Aplicação de 01 dinâmica para o item III da lição.Dinâmica: O MilênioObjetivo: Estudar as características do reino de Jesus na Terra, no período milenial.Material:01 coroaNome digitado “Milênio”01 quadro ou 01 cartolina01 caixaNomes digitados e recortados sobre as características do reino do Messias(ver no procedimento)Procedimento:- Falem: Na lição de hoje, vamos estudar sobre um reino que há de vir, o governo de Jesus na terra, também chamado de Milênio. Como o nome sugere, será um período de 1000 anos, sendo a paz, a justiça e a prosperidade as principais características desta época. Em Zacarias 14.9 lemos que Jesus será o rei de toda a terra.Ao falar estas informações, coloquem no quadro o nome “Milênio” e apresentem a coroa ou uma figura dela, representando o reinado de Jesus.- Depois, falem sobre os acontecimentos que estamos vivenciando – o mundo sem paz e amor, injustiça, desigualdade social, falta de moradia, problemas na saúde, morte, violência, guerra.- Falem: Vocês já imaginaram como será o governo de Jesus com relação a estas questões que afligem a humanidade?Registrem as respostas dos alunos no quadro ou cartolina.- Falem: Vamos agora estudar as características deste período, conforme o que Bíblia ensina.- Depois, apresentem 01 caixa, falando que nela há uma revelação a ser feita sobre as características do reino do Messias.Antes da aula, coloquem dentro da caixa as características separadas.Nesse momento, peçam para que os alunos retirem e leiam as características(vejam abaixo):O governo alcançará todas as nações(Zc 14.9)Jerusalém será a capital espiritual e política do mundo(Is 2. 1 a 3)Jesus governará com a Igreja(Ap 20.6)Jesus governará com justiça e retidão(Is 23.1)Paz abundante - Is 54.13;Guerra não haverá – Is 2.4Justiça haverá – Is 11.2 a 4Habitação para todos – Is 65.21, 22Longevidade e saúde haverá – Zc 8.4,5Morte será rara – Is 65.20Fertilidade humana aumentada – Zc 8.5Ferocidade dos animais não haverá – Is 11. 6-9Produção agrícola aumentada(Jr 31.12)Quando o aluno fizer a leitura da característica, outro aluno deverá ler a referência. Então, vocês devem entregar a referência para 8 alunos, logo no início da dinâmica, para que procurem na Bíblia e deixem marcada para ler no momento que for solicitado.- Perguntem: Quer participar do reino com estas características?Vejam quem estará neste período:“E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos”(Apocalipse 20:4-6).- Para concluir, leiam: “E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”(Ap 11:15).Por Sulamita Macedo.Postado por Sulamita Macêdo às 13.9.21 0 comentários Marcadores: Subsídio Pedagógico Jovens 2021 Juvenis – Questões difíceis do nosso tempoLição 12: BullyingProfessoras e professores, observem estas orientações:1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:- Cumprimentem os alunos.- Perguntem como passaram a semana.- Escutem atentamente o que eles falam.- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.- Apresentem o título da lição: Bullying, escrevendo no quadro branco.Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.- Depois, perguntem o que eles entendem sobre o que seja Bullying.Aguardem as respostas. Se necessário, acrescentem outras informações.- Depois trabalhem o conteúdo da lição, de forma mais específica para os alunos, contextualizando com a vivência deles.- Utilizem a estratégia da Roda de Conversa e solicitem que os alunos falem se já sofreram ou estão sofrendo algum tipo de discriminação na escola, na Igreja, em casa, nas redes sociais ou em outros lugares.Lembrem aos alunos que se porventura estão sendo discriminados, os pais precisam ter conhecimento, além dos professores e outras pessoas que eles têm confiança, para que sejam tomadas as devidas providências.- Para concluir o estudo, utilizem a dinâmica “Discriminação, não!”Tenham uma excelente e produtiva aula!Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;- Utilização de recursos didáticos:quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;Material para a dinâmica.- Método audiovisual: o quadro branco com título da lição;- Método de Perguntas e Respostas;- Estratégia: Roda de Conversa;- Participação dos alunos na aula;- Aplicação de 01 dinâmica para concluir o estudo do tema.Dinâmica: Discriminação, não!Objetivo: Exemplificar que atos de discriminação devem ser combatidos e denunciados.Material:¼ da folha de papel ofício e caneta para cada aluno.Procedimento:- Organizem os alunos em círculo.- Distribuam ¼ da folha de papel ofício.- Solicitem para que cada aluno escreva o que ele deseja que seu colega do lado esquerdo realize, naquele momento da aula. Normalmente as ações são engraçadas e até “micos”.Veja um exemplo: Maria deve fazer tal coisa. João(nome da pessoa que está escrevendo).Orientem que o colega não pode ver o que o aluno está escrevendo.- Recolham todos os papéis.- Agora, falem: A regra da brincadeira está mudada, o “feitiço virou contra o feiticeiro”. Quem vai realizar a tarefa é a pessoa que escreveu e não o colega para quem você desejou.- Então, os alunos deverão realizar as tarefas.Certamente, haverá um pouco de rejeição ou vergonha, mas encorajem os alunos.- Depois, falem: Esta é a finalidade da brincadeira: não desejar aos outros ou fazer algo com os outros, que você não gostaria para você.- Então, comecem a trabalhar os temas da indiferença, discriminação, Bullying, falta de respeito.- Falem: Comece por você, não discriminando ninguém. Faça a diferença!- Para concluir, leiam:“E, como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós também” Lc 6.31Ou se preferir a versão NTLH: “Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês”.Ideia original desta técnica desconhecidaEsta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.Postado por Sulamita Macêdo às 13.9.21 0 comentários Adolescentes - Adolescentes da BíbliaLição 12: Eu? A mãe do salvador?Professoras e professores, observem estas orientações:1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:- Cumprimentem os alunos.- Perguntem como passaram a semana.- Escutem atentamente o que eles falam.- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:- Apresentem o título da lição: Eu? A mãe do Salvador?, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.- Perguntem: A quem se refere esta pergunta?Certamente os alunos vão falar que se trata de Maria, mãe de Jesus.Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.- Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre uma jovem chamada Maria.- Façam um breve resumo sobre a história de Maria, com ajuda dos alunos. Dessa forma, vocês estarão utilizando o Conhecimento Prévio(aquilo que os alunos já conhecem).- Depois, trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa e contextualizada.- Depois, apliquem a dinâmica “Vontade de Deus”.Tenham uma excelente e produtiva aula!Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;- Utilização de recursos didáticos:Quadro branco e marcador para quadro branco(escrever o título da lição e o nome da personagem Ester; mas, vocês podem escrever outras informações;Material para a dinâmica;- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição;- Método de Perguntas e Respostas;- Conhecimento Prévio sobre a história de Maria;- Participação dos alunos na aula;- Aplicação de 01 dinâmica para contextualizar o tema e finalizar a aula.Dinâmica: Vontade de DeusObjetivo: Refletir sobre a confiança de ser guiado por Deus, de acordo com a vontade dEle.Material:01 vendaProcedimento: - Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para representar um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.- Mudem o aluno de posição e solicitem para que comece a caminhar até chegar a um determinado ponto da sala.- Esperem que o aluno cego peça orientação e comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.- Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:Seria possível percorrer o caminho sem conhecer a orientação (a vontade) do guia?Como você se sentiu sendo guiado?Você entendeu de forma clara os comandos (a vontade) do guia?O guia transmitiu confiança?- Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, da confiança que devemos ter em Deus e buscar Sua vontade.- Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado.Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que às vezes não obedecemos a Deus, porque não queremos obedecer ou por estar desatentos a sua voz.- Para concluir, falem: Maria obedeceu a vontade de Deus, tornando-se mãe de Jesus. Nós, também, devemos obedecer a Deus e a sua Palavra.Ideia original desconhecida.Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.Postado por Sulamita Macêdo às 13.9.21 0 comentários Pré-adolescentes - Pré-adolescência: Que fase é essa?Lição 12: Preparando-se para o futuroProfessoras e professores, observem estas orientações:1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:- Cumprimentem os alunos.- Perguntem como passaram a semana.- Escutem atentamente o que eles falam.- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.- Apresentem o título da lição: Preparando-se Para o Futuro, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Sementes”.- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.Tenham uma excelente e produtiva aula!Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:- Método aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;- Utilização de recursos didáticos:Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição); mas vocês podem escrever outras informações;Material para realização da dinâmica;- Método audiovisual: quadro branco com o título da lição e a demonstração da dinâmica;- Participação dos alunos na aula;- Aplicação de 01 dinâmica para introduzir o estudo do tema.Dinâmica: SementesObjetivo:Mostrar que colhemos aquilo que praticamos - princípio da semeadura e da colheita.Material: 01 cesta pequena com sementes variadas.01 copo descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.Procedimento:- Leiam Gl 6.7 “... tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.- Falem: Este é o princípio da semeadura e da colheita.- Perguntem: Que tipo de sementes estamos semeado? O que estamos colhendo?- Distribuam 01 copo descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.- Passem para os alunos a cesta com as sementes e solicitem para que eles retirem no máximo 05 unidades diferentes e coloque-as no copo.- Depois, orientem para que os alunos falem sobre as ações, representadas pelas sementes, que eles desejam cultivar em suas vidas para que tenha êxito no seu relacionamento com Deus e com o próximo.- Agora, repitam a leitura de Gl 6. 7.- Reflitam ainda: Já imaginou a quantidade do que vocês podem receber de volta daquilo que estão plantando?- Leiam II Co 9.6 “...O que semeia pouco, pouco também ceifará; o que semeia em abundância em abundância também ceifará.”- Analisem ainda que há sementes que germinam com facilidade, mas há outras que precisam de cuidados especiais para que brotem.Depois façam uma relação disto com as sementes que estamos cultivando, quais delas necessitam de maiores cuidados e tentativas para produzir frutos.- Para finalizar, leiam Gl 5.22.Por Sulamita Macedo.Postado por Sulamita Macêdo às 13.9.21 0 comentários Discipulando – 3º. Ciclo - Vivendo as verdades bíblicasLição 12: Vivendo em oraçãoProfessoras e professores, observem estas orientações:1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:- Cumprimentem os alunos.- Perguntem como passaram a semana.- Escutem atentamente o que eles falam.- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.- Apresentem o título da lição: Vivendo em oração, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.- Perguntem para os alunos:O que é oração?É algo espontâneo ou repetitivo?Observem as respostas dos alunos e depois acrescentem outras informações, corrigindo algo se necessário.Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.- Depois coloquem no quadro ou cartolina as seguintes frases:Como orar?Onde orar?Por que orar?Quando orar?Trabalhem as respostas dessas perguntas, buscando sempre a participação dos alunos.Aqui também está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.- Em seguida, trabalhem os demais itens da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.- Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Caminhando em Oração”.Tenham uma excelente e produtiva aula!Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;- Utilização de recursos didáticos:Quadro e marcador para quadro branco ou cartolina(02 formas de utilização: escrever o título da lição e perguntas); mas vocês podem escrever outras informações;Material da dinâmica;- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e as perguntas e as demonstração da dinâmica;- Método de Perguntas e Respostas;- Participação dos alunos na aula;- Utilização de 01 dinâmica para conclusão da aula.Dinâmica: Caminhando em oraçãoObjetivo: Compartilhar motivos de oração, exercitar a oração intercessória e agradecer as bênçãos recebidas.Material: 01 tapeteRosasPedras grandes e pequenasVersículos bíblicos sobre oraçãoProcedimento:- Organizem o material da dinâmica, no meio da sala de aula da seguinte forma: tapete no chão, e sobre ele as rosas, as pedras e os versículos bíblicos.- Expliquem o que cada objeto representa:Tapete: caminho da vida cristã.Rosas: bênçãos recebidas.Pedras: as dificuldades que enfrentamos.Os versículos: em que confiamos.- Peçam para que cada aluno passe pelo tapete e escolha dois objetos que representam o que ele está vivenciando, por exemplo:Ele pode pegar uma pedra grande, por considerar o seu problema de difícil solução e ainda escolher um versículo, representando sua fé em Deus, que tudo pode.Ele poder pegar uma pedra e uma rosa, o primeiro indica um problema que já teve e o segundo a vitória já alcançada.- Para finalizar, façam uma oração de intercessão pelas dificuldades apresentadas e agradeçam pelas bênçãos já alcançadas.Observações:- Se sua turma tiver quantidade grande de alunos, faça neste domingo apenas com uma parte da classe e em outra aula com o restante.- Se sua classe funcionar dentro da Igreja e não houver outro espaço para realizar a dinâmica com o material já descrito, sugiro que utilize figuras de pedras e de rosas, coloque-as dentro de uma cesta, acrescentando os versículos. E mesmo sentados, passem a cesta e façam o mesmo procedimento anterior.Ideia original desconhecida.Esta versão da dinâmica por Sulamita MacedoPostado por Sulamita Macêdo às 13.9.21 0 comentários Postagens mais antigas Professoras e professores, a paz do Senhor! Sejam Bem Vindos! Este blog tem por objetivo socializar orientações pedagógicas para as aulas da Escola Bíblica Dominical.Quem sou eu Minha foto SULAMITA MACÊDO Sou graduada em Letras e Pedagogia com especialização em Literatura,Coordenação Pedagógica e Psicopedagogia Institucional e Clínica.Atuo como professora na EBD do templo central em Natal-RN. Ministro palestras e oficinas para professores da EBD.Sou casada com o pastor Valmir Felipe e mãe de Priscila. VISUALIZAR MEU PERFIL COMPLETO Email para contato: [email protected] Tecnologia do Blogger. LeitoresDeixe seu comentárioVisitas geoglobe8 geocounter4 Situe-seTradutor Arquivo do Blog ▼ 2021 (252) ▼ Setembro (15) Adultos -O Plano deDeus para Israel em meio à Infi... 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Dinâmica: Qual o seu pedido?Objetivos:Concluir o e... ► Agosto (39) ► Julho (31) ► Junho (24) ► Maio (30) ► Abril (26) ► Março (33) ► Fevereiro (26) ► Janeiro (28) ► 2020 (342) ► 2019 (334) ► 2018 (310) ► 2017 (284) ► 2016 (320) ► 2015 (454) ► 2014 (350) ► 2013 (297) ► 2012 (214) ► 2011 (139) ► 2010 (136) Marcadores Dinâmica (476) Dinâmica Personagens Bíblicos (32) Dinâmicas ou atividades com Tema Natalino (1) Dinâmicas para eventos femininos (17) Dinâmicas para o Dia das Mães (8) Dinâmicas Profetas Menores (10) Dinâmicas sobre Família e Casamento (20) Discipulando (52) Hinos para eventos femininos (1) Homenagem (26) Indicação de Filme (4) Indicação de Leitura (20) Subsídio Pedagógico Adolescentes - Novo Currículo (150) Subsídio Pedagógico Adolescentes. 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Lição 12: O Reinado de Josias 

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

– Apresentem o título da lição: O Reinado de Josias, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.

Quadro e marcador são recursos didáticos.

Sublinhem o nome Josias e falem: Escutem o que a Bíblia nos fala deste rei.

“E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao Senhor com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças, conforme toda a lei de Moisés; e depois dele nunca se levantou outro tal”(II Rs 23.25).

– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Utilizem um mapa para mostrar o reino do Sul(Judá).

Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.

– À medida que o conteúdo for sendo estudado, escrevam no quadro ou outro material os feitos realizados por Josias, utilizando uma palavra ou pequenas expressões.

– Para concluir, utilizem a dinâmica “A Chave do avivamento”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

– Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco, mapa e material da dinâmica;

– Método audiovisual: 02 formas de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição; sublinhar o nome Josias; as expressões ou palavras referentes aos feitos do rei Josias; mas, vocês podem escrever outras informações;

– Participação dos alunos na aula;

– Aplicação de 01 dinâmica, como contextualização do tema.

Dinâmica: A Chave do avivamento

Objetivo:

Contextualizar o tema do avivamento ocorrido na época do rei Josias(reino do Sul, Judá).

Enfatizar a importância de atitudes que conduzem ao avivamento.

Material:

01 chave de metal ou confeccionada de cartolina com tamanho ampliado.

Observação: os alunos podem utilizar cada um a sua chave de casa ou de um carro.

Procedimento:

– Apresentem a chave para os alunos

– Perguntem aos alunos: Para que serve uma chave?

Aguardem as respostas. Normalmente, apenas é mencionado o ato de abrir, porém não se esqueçam que também a chave é utilizada para fechar.

– Falem: Acabamos de estudar sobre várias ações que impediam ao povo de Judá um relacionamento correto com Deus(chave para fechar). Porém, o rei Josias conduziu o povo ao avivamento(chave para abrir).

– Falem: Quais ações podem abrir e/ou fechar o avivamento na nossa vida, hoje, que estamos no século XXI, na cidade de….(falar o nome da cidade)?

– Para responder, dividam a turma em 02 grupos.

O grupo 01: chave para fechar o avivamento

Exemplo: falta de santidade, distanciamento de Deus, falta de leitura e observância da Bíblia

O grupo 02: chave para abrir o avivamento

Exemplo: ler e obedecer a Palavra de Deus, orar, coração quebrantado etc.

– Estipulem um tempo máximo de 05 minutos para esta atividade.

Cada grupo deve apontar pelo menos até 05 ações.

– Em seguida, os alunos devem apresentar de forma objetiva.

Neste momento, fiquem atentos as respostas. Se necessário, corrijam algo ou acrescentem outras informações.

– Para finalizar, leiam:

“Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia”(Habacuque 3:2).

Por Sulamita Macedo.

Para conclusão do trimestre:

Material:

02 folhas de papel madeira ou cartolina

02 quadros brancos

Pincel atômico ou marcador para quadro branco

Atividade:

Na folha 01: escrever o título “Reis que fizeram reto diante de Deus”

Os alunos devem apontar os nomes e atitudes destes reis

Na folha 02: escrever o título “Reis que fizeram mal diante de Deus”

Os alunos devem apontar os nomes e atitudes destes reis

Depois, para concluir enfatizem qual as consequências que eles ocasionaram para si próprios e para o povo de Israel.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Blog Atitude de Aprendiz

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