Dinâmica: O Evangelho de João

Lição 01: Conhecendo o Evangelho de João

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Conhecendo o Evangelho de João. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Solicitem que os alunos abram a Bíblia no evangelho de João e lancem a ideia de um cronograma de leitura deste evangelho.

– Entreguem para os alunos um plano de leitura do evangelho de João e argumentem sobre a importância de sua realização durante o trimestre.

– Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do aluno, com a contribuição da pesquisa orientada, utilizando a estratégia da Sala de Aula Invertida(ver dinâmica abaixo).

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

– Utilização de recursos didáticos:

Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;

– Participação dos alunos na aula;

– Método audiovisual: quadro com o título da lição;

– Aplicação de 01 dinâmica.

Dinâmica: O Evangelho de João

Objetivo: Realizar pesquisa orientada, utilizando a estratégia da Sala de Aula Invertida.

Material:

Notebook, celular, tablet dos alunos com internet

Procedimento:

No início da semana:

– Utilizando o WhatsApp da turma, falem que neste trimestre será estudado o livro de João.

– Solicitem que os alunos realizem pesquisa sobre o livro, durante a semana, observando os seguintes pontos:

Quem é o João que escreveu o livro que leva seu nome?

Como Jesus é apresentado nos 04 evangelhos?

O evangelho de João faz parte dos sinóticos? Por quê?

Quais os sermões de Jesus relatados no livro de João? Do que tratam?

No dia da aula:

– Organizem os alunos em círculo.

– Façam uma introdução da lição.

– Em seguida, comecem a trabalhar o conteúdo da lição e os alunos vão contribuindo conforme a pesquisa orientada para ser realizada durante a semana.

Com certeza será muito participativo e produtivo!

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

Faça um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?