Dinicâma Adultos Lição 02: Saulo de Tarso, o Perseguidor
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!
– Apresentem o título da lição: Saulo de Tarso, o Perseguidor, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Utilizem mapa para apontar os seguintes lugares/cidades: Jerusalém, Samaria, Judeia(Atos 8.1) e Damasco(Atos 22.5), citados na leitura bíblica em classe.
Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.
Durante a semana que antecede a aula, peçam para que os alunos pesquisem sobre a perseguição contra os cristãos. Sugiro o site: portasabertas.org.br
A pesquisa deve ser orientada, observando os seguintes pontos:
– Países, regime político, dados estatísticos, tipos de perseguição: religiosa, política, ideológica… Como acontece a perseguição: com violência ou não, psicológica…
Para isto vocês podem utilizar o grupo de WhatsApp da turma.
O professor deve planejar a aula, deixando um espaço de tempo para que os alunos possam apresentar o que pesquisaram de forma objetiva.
Este momento, será após o estudo sobre a perseguição efetuada por Paulo, mas dentro do tempo da aula.
Após a apresentação, é interessante um breve debate sobre a problemática.
Só terá sucesso, se o professor planejar a aula e tiver controle do tempo.
Aqui está sendo utilizada Metodologia Ativa de aprendizagem.
Só terá sucesso, se o professor planejar a aula e tiver controle do tempo.
– Apliquem a dinâmica “Perseguição – Ontem e Hoje”, se vocês não fizerem a atividade proposta acima utilizando a Metodologia Ativa de aprendizagem.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
– Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco, mapas e material da dinâmica;
– Método audiovisual: 02 formas de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição, material da dinâmica; mas, vocês podem escrever outras informações;
– Participação dos alunos na aula;
– Pesquisa orientada sobre a perseguição contra os cristãos, apresentação dos alunos e debate sobre a problemática;
– Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: Perseguição – Ontem e Hoje
Objetivo:
Refletir sobre os tipos de perseguição que a igreja tem sofrido.
Material:
Objetos para representar obstáculos,
Papéis com nomes dos tipos de perseguição
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
– Organizem um caminho com bastante obstáculos. Nos obstáculos, coloquem os nomes dos tipos de perseguição que a igreja sofria.
– Falem que os cristãos sofriam perseguições dos mais variados tipos. Estes obstáculos no caminho representam os tipos de perseguição que a igreja vem sofrendo ao longo de anos, inclusive as perseguições atuais.
– Peçam para que um aluno ande pelo caminho com obstáculos e retire um dos nomes, atravessem todo o caminho e no final leiam para a turma qual o tipo de perseguição.
Relatem para turma sobre este tipo de perseguição. Os alunos também podem falar sobre situações que conhecem ou vivenciam.
Depois, outros alunos fazem o mesmo procedimento até concluir.
– Agora, leiam: “…Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. (Apocalipse 2. 10).
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz