Slides editáveis, Subsídios e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL e Aula dinâmica.

GRÁTIS! PARTICIPE E RECEBA SUBSÍDIOS DA LIÇÃO BÍBLICA (ADULTOS)
Toda semana liberamos comentário profundo da leitura bíblica em classe e mais subsídios. 

SAIBA MAIS, CLIQUE AQUI

Dinicâma Adultos Lição 02: Saulo de Tarso, o Perseguidor

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

– Apresentem o título da lição: Saulo de Tarso, o Perseguidor, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico.

Quadro e marcador são recursos didáticos.

– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Utilizem mapa para apontar os seguintes lugares/cidades: Jerusalém, Samaria, Judeia(Atos 8.1) e Damasco(Atos 22.5), citados na leitura bíblica em classe.

Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.

Durante a semana que antecede a aula, peçam para que os alunos pesquisem sobre a perseguição contra os cristãos. Sugiro o site: portasabertas.org.br

A pesquisa deve ser orientada, observando os seguintes pontos:

– Países, regime político, dados estatísticos, tipos de perseguição: religiosa, política, ideológica… Como acontece a perseguição: com violência ou não, psicológica…

Para isto vocês podem utilizar o grupo de WhatsApp da turma.

O professor deve planejar a aula, deixando um espaço de tempo para que os alunos possam apresentar o que pesquisaram de forma objetiva.

Este momento, será após o estudo sobre a perseguição efetuada por Paulo, mas dentro do tempo da aula.

Após a apresentação, é interessante um breve debate sobre a problemática.

Só terá sucesso, se o professor planejar a aula e tiver controle do tempo.

Aqui está sendo utilizada Metodologia Ativa de aprendizagem.

Só terá sucesso, se o professor planejar a aula e tiver controle do tempo.

– Apliquem a dinâmica “Perseguição – Ontem e Hoje”, se vocês não fizerem a atividade proposta acima utilizando a Metodologia Ativa de aprendizagem.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

– Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco, mapas e material da dinâmica;

– Método audiovisual: 02 formas de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição, material da dinâmica; mas, vocês podem escrever outras informações;

– Participação dos alunos na aula;

– Pesquisa orientada sobre a perseguição contra os cristãos, apresentação dos alunos e debate sobre a problemática;

– Aplicação de 01 dinâmica.

Dinâmica: Perseguição – Ontem e Hoje

Objetivo:

Refletir sobre os tipos de perseguição que a igreja tem sofrido.

Material:

Objetos para representar obstáculos,

Papéis com nomes dos tipos de perseguição

01 rolo de fita adesiva

Procedimento:

– Organizem um caminho com bastante obstáculos. Nos obstáculos, coloquem os nomes dos tipos de perseguição que a igreja sofria.

– Falem que os cristãos sofriam perseguições dos mais variados tipos. Estes obstáculos no caminho representam os tipos de perseguição que a igreja vem sofrendo ao longo de anos, inclusive as perseguições atuais.

– Peçam para que um aluno ande pelo caminho com obstáculos e retire um dos nomes, atravessem todo o caminho e no final leiam para a turma qual o tipo de perseguição.

 Relatem para turma sobre este tipo de perseguição. Os alunos também podem falar sobre situações que conhecem ou vivenciam.

Depois, outros alunos fazem o mesmo procedimento até concluir.

– Agora, leiam: “…Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. (Apocalipse 2. 10).

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

Seu comentário...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

CLIQUE AQUI
Olá! Como posso te ajudar hoje?
NOVIDADES DO DIA !!!
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...