Discipulando Dinâmica: Seguindo Regras
Lição 03: Crendo para Interpretar a Bíblia
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Apresentem o título da lição: Crendo para Interpretar a Bíblia, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
– Para introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Seguindo regras”.
– Posteriormente, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Seguindo Regras
Objetivo: Promover de forma lúdica reflexão sobre a importância de estar atento a leitura e interpretação de um texto.
Material:
01 cópia de um texto de atividades para cada aluno(postada no procedimento)
Procedimento:
– Distribuam 01 cópia para cada aluno da atividade postada abaixo:
Texto da Atividade
Leia tudo antes de fazer qualquer coisa, mas trabalhe o mais rapidamente que puder.
01 – Coloque seu nome no alto à direita deste papel.
02 – Passe um círculo em volta da palavra nome.
03- Agora faça um círculo em torno do título deste trabalho.
04 – Escreva o nome da capital do estado que você nasceu:_____________________
05 – Sublinhe toda a frase no. 01 e diga em voz alta: comecei!
06 – Faça três quadrados na margem superior esquerda da folha.
07 – Agora que você chegou até aqui, diga o seu nome completo em voz alta.
08 – Se você acha que acompanhou as instruções até esse ponto, levante o braço direito e diga em voz alta: Acompanhei!
09 – Feche os olhos e levante sua mão esquerda acima da cabeça e levante-se da cadeira por 10 segundos.
10 – Conte em voz alta de 10 a 01.
11 – Escreva nas costas da folha uma atividade preferida.
12 – Agora, levante-se e diga: estou terminando!
13 – Conte quantas pessoas tem na turma e escreva: ___________
14 – Agora que você leu todas as instruções, cuidadosamente. Ignore todas as instruções, mas, por favor, não revele ao seu colega do lado.
Autoria desconhecida.
– Orientem os alunos para que sigam a instrução da atividade.
Observação: na atividade há somente uma ação a ser realizada que se encontra logo no início “Leia tudo antes de fazer qualquer coisa…”, mas normalmente as pessoas não observam esta recomendação e começam a realizar todas as outras ações.
– Observem as atitudes dos alunos durante a atividade.
Depois de um certo tempo, eles vão perceber que estão fazendo errado ao lerem o item 14 da atividade: “Agora que você leu todas as instruções, cuidadosamente. Ignore todas as instruções, mas, por favor, não revele ao seu colega do lado”.
– Em seguida, questionem a razão deles não terem observado a única norma correta, realizando as outras. O que lhes faltou? Qual regra era para ser seguida?
– Para concluir, falem: Vocês falharam na leitura de um pequeno texto de atividades. E para ler a Bíblia? Nesta lição vamos estudar sobre as regras de interpretação da Bíblia.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz