Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Discipulando Dinâmica: Seguindo Regras

Lição 03: Crendo para Interpretar a Bíblia

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição: Crendo para Interpretar a Bíbliaescrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

– Para introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Seguindo regras”.

– Posteriormente, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Seguindo Regras

Objetivo: Promover de forma lúdica reflexão sobre a importância de estar atento a leitura e interpretação de um texto.

Material:

01 cópia de um texto de atividades para cada aluno(postada no procedimento)

Procedimento:

– Distribuam 01 cópia para cada aluno da atividade postada abaixo:

Texto da Atividade

Leia tudo antes de fazer qualquer coisa, mas trabalhe o mais rapidamente que puder.

01 – Coloque seu nome no alto à direita deste papel.

02 – Passe um círculo em volta da palavra nome.

03- Agora faça um círculo em torno do título deste trabalho.

04 – Escreva o nome da capital do estado que você nasceu:_____________________

05 – Sublinhe toda a frase no. 01 e diga em voz alta: comecei!

06 – Faça três quadrados na margem superior esquerda da folha.

07 – Agora que você chegou até aqui, diga o seu nome completo em voz alta.

08 – Se você acha que acompanhou as instruções até esse ponto, levante o braço direito e diga em voz alta: Acompanhei!

09 – Feche os olhos e levante sua mão esquerda acima da cabeça e levante-se da cadeira por 10 segundos.

10 – Conte em voz alta de 10 a 01.

11 – Escreva nas costas da folha uma atividade preferida.

12 – Agora, levante-se e diga: estou terminando!

13 – Conte quantas pessoas tem na turma e escreva: ___________

14 – Agora que você leu todas as instruções, cuidadosamente. Ignore todas as instruções, mas, por favor, não revele ao seu colega do lado.

Autoria desconhecida.

– Orientem os alunos para que sigam a instrução da atividade.

Observação: na atividade há somente uma ação a ser realizada que se encontra logo no início “Leia tudo antes de fazer qualquer coisa…”, mas normalmente as pessoas não observam esta recomendação e começam a realizar todas as outras ações.

– Observem as atitudes dos alunos durante a atividade.

Depois de um certo tempo,  eles vão perceber que estão fazendo errado ao lerem o item 14 da atividade: “Agora que você leu todas as instruções, cuidadosamente. Ignore todas as instruções, mas, por favor, não revele ao seu colega do lado”.

– Em seguida, questionem a razão deles não terem observado a única norma correta, realizando as outras. O que lhes faltou? Qual regra era para ser seguida?

– Para concluir, falem: Vocês falharam na leitura de um pequeno texto de atividades. E para ler a Bíblia? Nesta lição vamos estudar sobre as regras de interpretação da Bíblia.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...