Jovens Dinâmica: Cuidado!

Lição 13: Deus provê o escape

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro:  Deus provê o escape. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

– Em seguida, peçam para que os alunos relatem e analisem a situação do casal Ananias e Safira.

Aqui estão sendo utilizados o conhecimento prévio, a capacidade de análise e a participação dos alunos.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

– Para ilustrar o item 1 da lição, utilizem a dinâmica “Cuidado!”

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Cuidado!

Objetivos:

Promover reflexão do que seja idolatria na vida do cristão.

Enfatizar que a idolatria ocupa o lugar de Deus no nosso coração.

Material:

01 coração grande feito de cartolina vermelha

01 pincel atômico.

01 rolo de fita adesiva.

Procedimento:

– Falem sobre vários personagens, considerados ídolos, que estão em evidência na mídia de um modo geral.

– Depois afirmem:  Muitas pessoas possuem admiração muito intensa a um ou mais destes personagens, chegando a dizer que eles são seus ídolos e até agem de forma fanática e extravagante. Deixem os alunos falarem sobre isto.

– Então, perguntem: Como podemos conceituar a palavra “ídolo” e “idolatria”? Aguardem as respostas dos alunos e depois acrescentem outras informações, enfatizando que um ídolo é qualquer coisa que ocupa o lugar de Deus.

– Acabamos de estudar que o povo de Israel apresentou comportamento inadequado, distanciando-os de Deus, como: idolatria, prostituição, murmuração, pecando contra o Senhor.

Agora, apresentem uma lixeira e coloquem nela os papéis contendo os nomes: idolatria, prostituição, murmuração, pecados contra o Senhor.

– Depois, apresentem o coração, representando nosso intelecto, nossas emoções, e escreva a palavra DEUS e falem: Deus deve ocupar o centro de nossas ações e pensamentos.

– Reflitam com os alunos sobre coisas que podem ocupar o lugar de Deus nas nossas vidas.

– Para concluir, leiam:

Jo 15.1 a 6 e depois falem que a Palavra de Deus nos limpa.

I Pe 1.15 e enfatizem que precisamos ser santos em toda a nossa maneira de viver.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

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