Jovens Dinâmica: O Gigante da Tentação

Lição 06: Olhando para direção errada

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Olhando para direção errada. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Para concluir, utilizem a dinâmica “O Gigante da Tentação”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 Dinâmica: O Gigante da Tentação

Objetivo: Refletir sobre as condições para vencer os obstáculos, os problemas e as tentações.

Material: ½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno.

Procedimento:

–  Relatem de forma objetiva sobre Davi que enfrentou o gigante filisteu, vencendo-o em nome de Deus. Entretanto, não venceu o gigante da tentação ao se deixar vencer pelo olhar cobiçoso.

– Entreguem ½ folha de papel ofício para cada aluno.

– Solicitem que cada aluno desenhe uma figura humana grande e outra pequena, que representarão um gigante e ele(o aluno), respectivamente.

– Peçam para que o aluno reflita sobre qual o “gigante” que está perturbando sua vida, isto é, aquilo que está causando dor, sofrimento, tentação, desviando-se do caminho de Deus etc.

– Solicitem que os alunos desenhem 05 pedras ao lado da figura pequena, que representarão as atitudes que eles devem ter para vencer o gigante(o problema, a dificuldade, a tentação).

Por exemplo: paz, confiança em Deus, oração, vigilância, jejum, obediência, conselho, tempo e mente ocupados com coisas que edificam etc.

– Para concluir, leiam:

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”(Filipenses 4:7,8).

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

Faça um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?