Jovens Dinâmica: O Gigante da Tentação
Lição 06: Olhando para direção errada
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Olhando para direção errada. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para concluir, utilizem a dinâmica “O Gigante da Tentação”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Gigante da Tentação
Objetivo: Refletir sobre as condições para vencer os obstáculos, os problemas e as tentações.
Material: ½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
Procedimento:
– Relatem de forma objetiva sobre Davi que enfrentou o gigante filisteu, vencendo-o em nome de Deus. Entretanto, não venceu o gigante da tentação ao se deixar vencer pelo olhar cobiçoso.
– Entreguem ½ folha de papel ofício para cada aluno.
– Solicitem que cada aluno desenhe uma figura humana grande e outra pequena, que representarão um gigante e ele(o aluno), respectivamente.
– Peçam para que o aluno reflita sobre qual o “gigante” que está perturbando sua vida, isto é, aquilo que está causando dor, sofrimento, tentação, desviando-se do caminho de Deus etc.
– Solicitem que os alunos desenhem 05 pedras ao lado da figura pequena, que representarão as atitudes que eles devem ter para vencer o gigante(o problema, a dificuldade, a tentação).
Por exemplo: paz, confiança em Deus, oração, vigilância, jejum, obediência, conselho, tempo e mente ocupados com coisas que edificam etc.
– Para concluir, leiam:
“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”(Filipenses 4:7,8).
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz