GRÁTIS! PARTICIPE E RECEBA SUBSÍDIOS DA LIÇÃO BÍBLICA (ADULTOS)
Toda semana liberamos comentário profundo da leitura bíblica em classe e mais subsídios.
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, apresentem a revista elaborada especificamente para o público jovem e enfatizem a importância de um conteúdo para o fortalecimento da fé do jovem cristão.
7 – Agora, façam uma panorâmica do trimestre. Para tanto, apontem os seguintes pontos:
– Tema: Eu Creio – Revelando ao Mundo suas Convicções Cristãs
– Capa:
02 mãos segurando 07 pedras com os nomes: Criacionismo, Castidade, Deus, Casamento, Céu, Jejum, Ser Diferente.
O que isto tem a ver com o tema?
As pedras podem representar as dificuldades que os jovens enfrentam ao serem confrontados nesta sociedade ateísta e relativista.
– Comentarista: Pastor Alexandre Claudino Coelho
Apresentem informações sobre ele, vejam na sessão “Interação” da lição 01.
Se possível, mostrem uma foto dele.
– Lições do trimestre – apresentem da seguinte forma:
Observando os títulos das lições, vocês falam “Eu Creio…” e os alunos completam.
8 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição 01: Eu creio em Deus Pai.
– Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Conhecendo Deus”.
– Coloquem no quadro ou cartolina os seguintes nomes:
Transcendente
Imanente
Onisciente
Onipresente
Onipotente
– Depois, peçam para os alunos falarem o que sabem sobre estas características de Deus.
Observem atentamente as respostas dos alunos.
Depois, acrescentem outras informações.
– Em seguida, trabalhem outros pontos levantados na lição, inclusive os importantes questionamentos do item III da lição.
– Para concluir, perguntem: O que vocês aprenderam sobre Deus Pai?
Aguardem as respostas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Conhecendo Deus
Objetivos:
Promover conhecimento sobre Deus.
Fortalecer relações interpessoais.
Material:
¼ da folha de papel ofício para cada aluno e caneta.
Procedimento:
– Distribuam um pedaço da folha de papel ofício para cada aluno.
– Solicitem aos alunos para que escrevam duas características de uma pessoa da classe.
– Indaguem se alguém encontrou dificuldade e por que. Por outro lado, também perguntem para os que tiveram facilidade para responder com rapidez. Espera-se que nesse questionamento haja consenso de que podemos indicar características de alguém quando conhecemos e convivemos com esta pessoa.
– Então falem que eles também precisam conhecer Deus. Para isto, é necessário estudar as Suas características.
– Comecem o estudo sobre o conteúdo da lição, apresentado as características divinas.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/