Aula dinâmica, Slides editáveis, Subsídios e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Juvenis – Currículo do Ano 2: A História da Igreja – Lição 01: Como surgiu a Igreja

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
– Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre “Como Surgiu a Igreja”.
– Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa. Para tanto, vejam algumas sugestões:
Apresentem um mapa Mundi e mostrem a cidade de Jerusalém.
Falem: Foi neste lugar onde a igreja teve seu início.
Quando isto aconteceu?
Este evento aconteceu 50 dias após a ressurreição de Jesus e 10 dias após a sua subida ao céu. Nesta época, estava havendo a festa de Pentecostes.
O que marcou o início da Igreja?
A descida do Espirito Santo prometido por Jesus, que enviaria o consolador, conforme lemos em Lc 24.49.
Quem eram as pessoas que formavam a Igreja?
Judeus hebreus, helenistas e prosélitos(coloquem estes nomes no quadro) e falem sobre cada um.
– Para concluir o tema, utilizem a dinâmica “120 no Cenáculo”.
– Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Projeto 2014”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: 120 no Cenáculo
Objetivo:
Refletir sobre o crescimento da Igreja.

Material:
Os numerais 120 e 3000 digitados em tamanho grande
Quadro ou cartolina
01 marcador para quadro branco ou pincel atômico

Procedimento:
– Organizem os alunos em círculo.
– Após trabalhar o conteúdo da lição, perguntem: Quantas pessoas estavam no cenáculo esperando a descida do Espírito Santo?
Espera-se que os alunos falem que eram 120 pessoas.
– Falem:
Estas 120 pessoas formaram o primeiro grupo da Igreja(coloquem no quadro o numeral 120).
 Neste mesmo dia, da descida do Espírito Santo, outras 3000 pessoas também somaram a estes 120(coloquem no quadro o numeral 3000). E assim a Igreja foi aumentando.


– Falem: No início da igreja eram 120, depois mais 3000 e eu(dizer o nome) também faço parte dela, e … (falar os nomes dos alunos da direita para a esquerda).
– Agora, peçam para que os alunos façam a mesma coisa, um de cada vez:
 No início da igreja eram 120, depois mais 3000 e eu também faço parte dela, e …(falar os nomes dos colegas da direita para a esquerda).
À medida que os alunos forem falando, vocês escrevem os nomes deles na cartolina. Colem a figura do globo.
– Falem, apontado: 120 mais 3000 foram o que formavam a Igreja naquele dia, mas hoje além de vocês, a igreja tem fiéis em todo o mundo.
– Para finalizar, peçam para que os alunos falem: Eu também faço parte da Igreja.
Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Projeto 2014
Objetivo: Planejar metas e ações para 2014.

Material: ½ folha de papel ofício e 01 caneta para cada aluno.

Procedimento:
– Falem: Estamos iniciando mais um ano e precisamos pensar e planejar ações, metas e atos que pretendemos executar em 2014.
– Distribuam a metade da folha de papel ofício e a caneta para os alunos.
– Peçam que coloquem uma de suas mãos sobre o papel e a contornem.
– Falem que a mão representa ação, trabalho, atitude para que as ações planejadas sejam concretizadas.
– Solicitem que escrevam na mão pelos menos 05 ações que pretendem realizar em 2014.
– Falem também sobre a importância da elaboração dessas ações, pois torna visível o que se deseja e direciona as atitudes para a concretização desses objetivos.
– Leiam: Lc 14.28 e Ec 9.10.
– Façam uma oração pelos atos projetados pelos alunos.
– Solicitem que os alunos guardem este papel e quando as ações se realizarem, coloquem a data e socializem com a turma.


Por Sulamita Macedo.

Faça um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

CLIQUE AQUI
Olá! Como posso te ajudar hoje?
NOVIDADES DO DIA !!!
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...