Juvenis – Currículo do Ano 2: Eu, um líder Lição 01: O que é um líder? (Dinâmicas e Dicas)
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
– Escrevam no quadro o tema da aula: O que é um líder?
– Para introduzir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Liderança”.
– Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Liderança
Objetivo: Introduzir o estudo sobre liderança.
Material:
Cédulas de dinheiro(não verdadeiras, daquele tipo que se usa em jogos de criança ou que se compra em lojas de brinquedos).
A quantidade fica a critério do professor
Procedimento:
– Dividam a turma em grupos de 04 alunos.
– Entreguem para cada grupo as cédulas de dinheiro(não verdadeiras, daquele tipo que se usa em jogos de criança ou que se compra em lojas de brinquedos).
– Orientem que cada grupo vai decidir se precisa ou não de um líder e também o que vai fazer com o dinheiro.
– Observem como os grupos estão trabalhando.
– Depois, cada grupo vai apresentar como se organizou para a atividade. Para tanto, observem estas perguntas:
Escolheu um líder? Por quê?
Não escolheu um líder? Por quê?
Como foi decidido o que fazer com o valor que receberam?
Houve mais de uma sugestão do que fazer com o dinheiro? Como chegaram a um acordo?
O líder decidiu sozinho? Teve ajuda dos colegas? Escutou os colegas?
– Após, analisar como os alunos procederam diante dessa atividade de grupo e de liderança, falem que neste trimestre vamos estudar sobre o tema da liderança através de personagens bíblicos.
– Agora, iniciem o estudo da lição.
Por Sulamita Macedo.
http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/