Juvenis Dinâmica: Novo Testamento

Lição 03: Entendendo o Novo Testamento

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição: Entendendo o Novo Testamento.  Vocês podem escrevê-lo no quadro.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Em seguida, utilizem a dinâmica Novo Testamento”.

– Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Novo Testamento

Objetivo: Estudar a classificação dos 27 livros do Novo Testamento

Material:

Bíblias dos alunos

04 caixas

Nomes para digitar:

Evangelhos, Histórico, Epístolas, Profético, Mateus a João, Atos, Romanos a Judas e Apocalipse

Procedimento:

Dias antes da aula:

Identificar as 04 caixas com os nomes: Evangelhos, Histórico, Epístolas e Profético.

Colocar os nomes dos livros dentro da caixa referente a Evangelhos(Mateus a João) Histórico(Atos), Epístolas(Romanos a Judas) e Profético(Apocalipse).

No momento da aula:

– Apresentem para os alunos as 04 caixas identificadas com os seguintes nomes:

Evangelhos

Histórico

Epístolas

Profético

– Falem: Vamos estudar hoje sobre a classificação dos 27 livros que compõem o Novo Testamento. Estes livros estão divididos em 04 blocos com estes nomes(apontem as caixas e leiam cada nome).

– Que tal agora, conhecer cada livro destes 04 blocos?

– Entreguem para 04 alunos, as 04 caixas.

Peçam para que eles abram e leiam o intervalo de início e fim dos nomes dos livros.

Os demais alunos devem acompanhar a leitura dos nomes dos livros que compreendem o intervalo, observando o índice da Bíblia para poder identificá-los por completo.

Aguardem que os alunos realizem esta atividade.

– Para concluir, perguntem:

Alguém lembra de algum fato ou versículo destes livros?

Aguardem as respostas.

– Em seguida, comecem o estudo da temática.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

COMENTÁRIOS

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?