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Dinâmica Lição 11: A Teologia de Eliú: O Sofrimento É uma Correção Divina?

Dinâmica: No Deserto

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

– Apresentem o título da lição: A Teologia de Eliú: O Sofrimento É uma Correção Divina?

– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Para concluir, utilizem a dinâmica “No Deserto”, que tem como objetivo Refletir sobre as dificuldades que enfrentamos no deserto da vida, mas com a confiança de que Deus é amoroso, soberano e provedor.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: No Deserto

Objetivo: Refletir sobre as dificuldades que enfrentamos no deserto da vida, mas com a confiança de que Deus é amoroso, soberano e provedor.

Material:

01 saco ou 01 caixa, que caiba os objetos abaixo relacionados:

Uma bússola, uma vela, fósforo ou lanterna

Uma Bíblia

Uma borracha

Um sachê de chá de camomila ou erva-doce

Um clip

Uma liga(elástico)

Um bandaid

Uma bala

Uma peça de um quebra-cabeça

Uma cópia da oração do Pai Nosso

Um relógio

Procedimento:

– Falem: Há momentos na vida que temos certeza de que estamos no deserto, sofrendo com a aridez da situação que pode ser material e/ou espiritual.

– Perguntem: O que pode causar a nossa permanência temporária no deserto da vida?

Observem as respostas dos alunos.

– Falem: Precisamos de alguns objetos e realizar ações para que a nossa sobrevivência neste deserto seja amenizada e/ou garantida.

– Agora, falem: Aqui está um kit de sobrevivência para quem está nesta situação.

Então, comecem a retirar, do saco ou caixa, os objetos e falem sobre a finalidade de cada um:

Uma bússola, uma vela, fósforo ou lanterna: para indicar e mostrar o caminho para sair da situação.

Uma Bíblia: Para fortalecimento da nossa fé e confiança em Deus, útil para o ensino, repreensão e correção.

Uma borracha: para apagar as ações negativas e perdoar.

Um sachê de chá de camomila ou erva-doce: Para relaxar e esperar com paciência e esperança.

Um clip: Para juntar as experiências.

Uma liga(elástico):  Para se lembrar de ser flexível e adaptar-se a situação.

Um bandaid: Para curar as mágoas, as feridas.

Uma bala: Para adoçar a difícil situação.

Uma peça de um quebra-cabeça: Para lembrar que você não está sozinho.

Uma cópia da oração do Pai Nosso: Para lembrar que a oração do justo muito pode em seus efeitos.

Um relógio: Para lembrar que Deus é soberano, que o tempo lhe pertence e que devemos persistir em oração.

– Depois, perguntem: Vocês indicariam outros objetos para compor este Kit?

Aguardem as respostas. Escrevam num papel e coloquem no saco ou caixa.

– Depois, falem: Quem está passando por um período difícil, como estiagem ou seca ou no deserto, precisa que haja uma solução – a chuva.

– Para concluir, leiam I Rs 18.41 “Então disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há um ruído de uma grande chuva”

Ideia original do uso de um kit de sobrevivência desconhecida.

Elaboração da versão deste kit com suas finalidades e da dinâmica por Sulamita Macedo.

Para conclusão do trimestre, sugiro a aplicação da dinâmica abaixo descrita.

Dinâmica: Jó x 04 amigos

Objetivo:

Concluir o estudo sobre Jó, através da argumentação de seus amigos Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú quanto a sua situação de sofrimento.

Contra argumentar as ideias destes amigos.

Material:

Digitar separadamente as ideias dos 04 amigos de Jó, contendo de forma objetiva o que defendiam, acusando Jó(veja no procedimento).

Nomes digitados de Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú, para identificação.

Recursos humanos:

05 alunos para representar Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú. Jó ????

Procedimento:

– Falem: Estudamos o que causou as perdas, a doença, o abandono e o sofrimento de Jó.

– Ele recebeu visita de 04 amigos: Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú.

Neste momento, chamem 04 alunos e coloquem um nome de um dos amigos de Jó em cada um deles.

– Falem: Aqui temos Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú.

– Perguntem:

Está faltando algum personagem?

Certamente, os alunos vão falar que é Jó.

– Então, falem que cada aluno representará Jó. Como assim?

Claro que nem de longe nossa situação se iguala a de Jó. Porém, nós representaremos Jó quanto as aflições, as dificuldades, as doenças, o abandono que sofremos.

– Em seguida, peçam aos alunos que estão representando Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú para falar o que está escrito no papel que receberam.

Um de cada vez apresentará suas ideias quanto ao sofrimento de Jó.

Todos os alunos “Jó” devem contra argumentar, apresentando o que afirma a palavra de Deus, se possível com referências bíblicas.

Para concluir, leiam Tg 5.11:

“Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso”.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

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