Aula dinâmica, Slides editáveis, Subsídios e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Parábolas de Jesus Lição 13: Um Homem Solidário (Dinâmica)

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição 13. Vejam as sugestões abaixo:
– Falem que o tema da aula será sobre a parábola do Bom Samaritano.
– Depois, para conhecer a parábola, leiam Lucas 10:30-35:
“E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar”.
– Depois,, utilizem a dinâmica “Eu, um Samaritano!”
– Em seguida, analisem o conteúdo e o significado da parábola.
– Para a conclusão do trimestre, utilizem a dinâmica “Desenhando Parábolas”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Eu, um samaritano!

 Objetivo: Refletir sobre a prática da ação social individual ou coletiva.


Material:
Bíblia
06 alunos: o narrador, o homem espancado, o sacerdote, o levita, o samaritano e o hospedeiro.

Procedimento:
– Organizem 06 alunos para realizar uma encenação rápida da parábola do Bom Samaritano. Normalmente este tipo de apresentação é chamada de “esquete”, por ser considerado um teatro ligeiro, que ocorre no máximo em 10 minutos e sem muito aparato.
– O texto da parábola encontra-se em Lc 10. 30 a 35. Enquanto o narrador estiver lendo, os demais “atores” deverão realizar as ações descritas no texto.
– Após a encenação, reflitam sobre qual tem sido nossa atitude diante daquele que necessita de socorro. Leiam Tg 2. 15 a 17.
– Organizem, com seus alunos, ações para atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas etc.
Por Sulamita Macedo.

Sugestão de atividade para a Conclusão do Trimestre

Dinâmica: Desenhando Parábolas

Objetivo: Finalizar o estudo sobre 13 parábolas de Jesus

Material:
01 quadro branco ou cartolina
01 marcador para quadro branco e ou 01 pincel atômico

Procedimento:
– Dividam a turma em 02 grupos.
– Desenhem figuras que representem as 13 parábolas estudadas.
O grupo que responder corretamente a qual parábola se refere o desenho, ganhará pontos.
Solicitar para que falem um pouco sobre a parábola. Se fizerem corretamente, somarão outros pontos.
Sugestão de figuras para desenhar:
Lição 01: Pescaria ou peixes(Parábola da Rede de Pesca)
Lição 02: Trigo(Parábola do Joio e do Trigo)
Lição 03: Borracha(Parábola do Servo Imcompassivo)
Lição 04: Areia e sementes(Parábola do Semeador)
Lição 05: Semente de mostarda
Lição 06: Moeda(Parábola da Moeda Perdida)
Lição 07: Casa bem construída(Parábola do Homem Prudente e o Insensato)
Lição 08: Tesouro(Parábola do Rico Insensato)
Lição 09: Ovelha(Parábola da Ovelha Perdida)
Lição 10: Lâmpada debaixo de um cesto(Parábola da Candeia)
Lição 11: Uvas(Parábola dos Trabalhadores da Vinha)
Lição 12: 10 Candeias(Parábola das 10 Virgens)
Lição 13: Pessoa machucada(Parábola do Bom Samaritano)
– Organizem uma premiação para o grupo vencedor e para o 2º. Lugar.
Pode ser algo simples, como: balas, chocolate, canetas etc.
– Para concluir, forneçam um lanche para todos os alunos.


Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

Faça um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

CLIQUE AQUI
Olá! Como posso te ajudar hoje?
NOVIDADES DO DIA !!!
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...