Tradicionalista

As pessoas que nasceram até 1946 se encaixam na geração tradicionalista. Esse grupo de pessoas está ligado a pessoas que valorizam “tradições antigas”. É uma geração que provavelmente já está aposentada e valoriza muito o casamento. De forma geral, as pessoas deste grupo geralmente têm mais de 72 anos de idade e já estão no mundo como vovôs e vovós das famílias.

Baby Boomer

São pessoas que nasceram entre 1946 e 1964 e que hoje têm mais de 45 anos de idade. É uma geração que trouxe a era da paz e amor, já que as pessoas dessa época tinham aversão a guerras e conflitos. O nome baby boomer vem da grande quantidade de bebês que nasceram na época dessa geração. A “explosão de bebês” foi um fenômeno social que aconteceu nos EUA após a segunda guerra, quando os soldados voltaram para suas casas para criar suas famílias.

Geração X

É uma geração que nasceu entre os anos de 1965 e 1981. Essa geração passou por um período de incertezas e nasceu com o pensamento de fazer com que houvesse o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. A infância dessa geração foi marcada pela ditadura militar que trouxe sentimentos de medo e incertezas.

Geração Y

É também chamada de geração milênio. É a geração dos nascidos entre 1982 e 2000. Os nascidos nessa geração são amigos dos pais e se enquadram em um grupo de pessoas bem informadas que vivem sempre conectadas e em busca de novas tecnologias e informações.

Geração Z

Os nascidos a partir de 2000 fazem parte dessa geração. Essas pessoas nunca conheceram o que é o mundo sem a tecnologia. As atividades preferidas dessa geração são ficar no celular ou tablet, jogando videogame ou passar horas em frente à TV.

Quanto tempo dura uma geração?

Além da explicação acima, “geração” pode também significar pessoas que sucederam os seus pais e nesse sentido, podemos dizer que uma geração pode ter um tempo de 25 anos. Nos últimos anos, com avanço da tecnologia e novos estudos, estima-se que a duração de uma geração reduziu para 10 anos.

Na sociedade, a população apresenta diversas idades e esses indivíduos dividem o mesmo espaço na sociedade, na escola, trabalho e na família. Nesse contexto de geração, é importante sempre que, para que haja um bom convívio entre diferentes gerações, as pessoas procurem entender as épocas passadas e presentes e os comportamentos e costumes que elas geram para que haja um bom relacionamento.

Extraído: EM FOCO ANCHIETA